Topo

Polícia prende assassino de jornalista durante ação no Complexo do Alemão

Polícia encontra casa que seria de um dos chefes do tráfico no Complexo do Alemão - Bruno Gonzalez/Agência O Globo
Polícia encontra casa que seria de um dos chefes do tráfico no Complexo do Alemão Imagem: Bruno Gonzalez/Agência O Globo

Daniel Milazzo<br>Especial para o UOL Notícias

No Rio de Janeiro

28/11/2010 15h09

Atualizado às 15h35

As forças de segurança que atuam no Complexo do Alemão prenderam neste domingo (28) um dos assassinos do jornalista Tim Lopes, da TV Globo. Elizeu Pereira, conhecido como Zeu, participou do crime, cometido em 2002, e era membro da quadrilha de Elias Maluco, um dos chefes do Comando Vermelho.

Tim Lopes

  • 07.06.2002 - Reprodução/TV Globo

    O jornalista Tim Lopes, 51, da Rede Globo, assassinado por traficantes quando fazia uma reportagem sobre baile funk na favela Vila Cruzeiro

De acordo com a polícia, Zeu estava em uma região chamada de Coqueiro. Encontrado em casa, acabou se entregando e será levado ao 21ª DP, em Bonsucesso. Ele é foragido da Justiça e cumpriu apenas cinco dos 23 anos de prisão aos quais estão condenado.

Investigações apontaram que Zeu comprou a gasolina que queimou Lopes, repórter policial que entrou disfarçado na favela para buscar informações sobre exploração sexual de menores em bailes funk patrocinados pelo tráfico. O Disque Denúncia do Rio de Janeiro chegou a oferecer R$ 10 mil por sua captura.

Zeu estava foragido da polícia desde 2007, quando fugiu da prisão no primeiro dia após conseguir o direito do regime semiaberto. Ele cumpriu apenas cinco dos 23 anos a que foi condenado.

Suspeitos

Vários suspeitos já foram detidos no Complexo do Alemão. A maioria deles estava na favela da Grota, onde se concentravam muitos dos criminosos. Os detidos estavam sem documentos e alguns não sabiam dizer onde moravam. Em meio à ação, moradoras da região criticaram alguns membros das forças de segurança.

No sábado (27) também houve detidos pela polícia. Flávia Gomes, 27, disse ao UOL Notícias que está preocupada com o marido e a irmã, que vivem com ela na estrada do Itararé, que dá acesso ao Complexo do Alemão. A Polícia Civil, disse ela, afirmou que ambos têm de registrar ocorrência para depois serem liberados.

"Só quero que liberem ela. Pegou traficante? Leva preso. Mas eles são inocentes", afirmou. "Minha irmã não é nem mulher ainda e está em um ônibus cheio de homem." Maiara Gomes tem 14 anos. Geraldo Dantas, marido de Flávia, tem 27. A moradora diz que sua irmã, Jaqueline, foi hostilizada quando levava documentos de parentes detidos. "Tem policiais que tratam direito, mas tem uns que faltam com respeito."

Vanessa Gomes reclama do tratamento dos policiais. "Estão dando na cara até de mulheres. Eles acham que a gente mora na favela porque gosta. A gente mora aqui porque não temos dinheiro", afirmou.

Um dos detidos é um garoto que tem no antebraço direito as iniciais "FB". Assim é conhecido o chefe do tráfico no Complexo do Alemão. Detido no morro Nova Brasília, Anderson Leandro Cidano, 20, tem no braço a inscrição "Fernandinho Beira-Mar". Ele também tinha tatuagens com o nome do Comando Vermelhos e em defesa das drogas.