Topo

Ministério da Saúde anuncia envio de 7 toneladas de medicamentos ao RJ

Do UOL Notícias

Em São Paulo

12/01/2011 22h06Atualizada em 12/01/2011 22h16

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (12) que enviará ao Rio de Janeiro mais de sete toneladas de medicamentos e insumos para o auxílio às pessoas atingidas pelas enchentes no Estado. Mais cedo, a presidente da República Dilma Rousseff assinou uma medida provisória que destina R$ 780 milhões para os ministérios enviarem auxílio às regiões afetadas pela chuva. Mais de 200 pessoas morreram após deslizamentos em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

Segundo o ministério, são 30 kits suficientes para atender 45 mil pessoas por um período de um mês. Nos hospitais federais, foi montado um esquema especial de atendimento à população e será definido o envio de médicos e enfermeiros para a região de enchente. O ministro Alexandre Padilha acompanha a presidenta da República, Dilma Rousseff, em vistoria às áreas atingidas, nesta quinta-feira (13).

Os kits são compostos por antibióticos, anti-inflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, entre outros.

O Departamento de Gestão Hospitalar Federal no Rio de Janeiro (DGH) colocou a disposição parte das 75 salas cirúrgicas dos hospitais federais (Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Lagoa, Ipanema e dos Servidores). Para isso, há a possibilidade de suspensão das cirurgias eletivas (sem caráter emergencial) já marcadas para permitir o atendimento dos casos urgentes provocados pelas enchentes. Também serão disponibilizados nesta quinta-feira (13) leitos para internação e profissionais de saúde para auxiliar no atendimento das cidades atingidas.

Em Teresópolis, que teve o centro da cidade preservado, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade voltou a funcionar, após falta de energia. Hospitais Filantrópicos que atendem a região terão incremento financeiro para ampliar atendimento. Em Nova Friburgo, um hospital de campanha será montado pelo governo estadual.

Pontos críticos provocados pela chuva no Rio de Janeiro

Clique nos pontos para ver informações sobre a área. Use as setas para escolher novas áreas: