Topo

Moradores de Nova Friburgo (RJ) encaram fila de 3 horas para doar sangue

Fabiana Uchinaka<br>Enviada do UOL Notícias<br>Em Nova Friburgo (RJ)

16/01/2011 07h00

Os moradores de Nova Friburgo, região mais atingida pela tragédia provocada pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, estão empenhados em ajudar aqueles que foram gravemente feridos pelos deslizamentos de terra e pelas enxurradas que destruíram o município. Além das pilhas de doações que podem ser vistas por toda a cidade, uma longa fila se formava no hemocentro montado pela Secretaria Estadual de Saúde de Defesa Civil na região do centro.

 
Mais de 250 pessoas foram atendidas desde sexta-feira, quando começou o atendimento, e durante o sábado mais algumas dezenas aguardavam para doar sangue no ônibus de quatro lugares adaptado para o procedimento.

 
A auxiliar de escritório Marina da Silva Gregório, 28, ficou na fila por quase três horas, mas não apresentava qualquer sinal de cansaço ou irritação. Pelo contrário, conversava animadamente com os vizinhos de cadeira antes de ser chamada. “É um sacrifício, mas vale a pena”, explicou.
 
Era a primeira vez que ela estava doando sangue, mas não parecia estar assustada com as agulhas compridas. “Não estou com medo. O que me trouxe aqui é que todos nós estamos precisando de muita ajuda e, se não temos como ajudar com outra coisa, a melhor forma é doar sangue, porque sangue é vida”, disse.
 
O militar Marcelo Cardoso, 43, também fez questão de contribuir e chegou cedo ao posto. Ele contou que decidiu procurar o hemocentro depois de ver a situação dramática da cidade.“ Quis ajudar de alguma maneira, as pessoas estão precisando. Já fazia tempo que eu tinha doado, mas como aconteceu tudo isso, eu decidi vir de novo”, ressaltou. E ainda mandou um recado: “Não dói, é bem tranquilo”.

 
“Tem coisa muito pior”, completou a manicure Franciane Braga, 29, que também foi com a irmã contribuir com sangue. “Nunca tinha doado, mas agora pretendo voltar”, afirmou.
 
De acordo com os profissionais do hemocentro, são retirados 450 ml de cada pessoa. Quem quiser doar, precisa trazer documento com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. O doador não deve estar em jejum.
 
Quem já doou deve evitar esforços físicos exagerados por 12 horas, aumentar a ingestão de líquidos, não fumar por 2 horas e evitar bebidas alcoólicas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Cotidiano