Topo

Filho de Eliza Samudio completa 1 ano; advogada diz que criança beija fotos da mãe

Rayder Bragon<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Belo Horizonte

10/02/2011 19h50

O filho de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Souza, completou um ano de idade nesta quinta-feira (10) e vai ganhar uma festa de aniversário no próximo domingo. A criança, cujo pai seria o jogador, está sob a guarda provisória da avó materna, Sônia de Fátima Moura, que mora em Anhanduí. (52 km de Campo Grande-MS).

De acordo com a advogada Maria Lúcia Borges, que defende a avó na Justiça pela guarda definitiva da criança –que é disputada também pelo avô materno, Luis Carlos Samudio–, o menino "é alegre e desenvolve atividades normais para a sua idade, além de ser criado em um ambiente de paz e segurança”. 

“Ele já está recebendo as informações de quem é a [sua] mãe. A avó mostra fotografias [de Eliza] e ensina quem é ela. Ele beija a fotografia da mãe”, disse.

Segundo a advogada, recentemente o garoto passou por avaliação médica e psicológica que atestaram o bem-estar dele.

Ainda conforme Maria Lúcia, a festa de aniversário será feita em Campo Grande e vai contar com a presença de vários parentes.

Processo

A advogada diz ter convicção de que o menino ficará com a avó em definitivo. Para ela, o processo que tramita na Justiça de Foz do Iguaçu (PR) será favorável a sua cliente. A defensora prevê que o caso tenha um desfecho até o meio do ano.

“Quando o juiz dá a guarda provisória, a criança é monitorada, avaliada e, diante de tudo isso que vem acontecendo com o menino, de tudo que consta nos autos, eu não tenho dúvida nenhuma que o Judiciário vai confirmar a guarda em favor dela.”

Avô diz que não desistiu de guarda

No entanto, Luis Carlos Samudio, 43, pai de Eliza, afirma que não desistiu da guarda do neto e reclama de não ter acesso a ele. “Eu só consegui notícias do meu neto através de parentes dela que residem aqui, em Foz do Iguaçu. Como eu sempre tive um bom relacionamento com a família dela, eles me passam informações sobre o garoto”, explicou. “Essa é a parte difícil porque desconhecemos o endereço e o telefone dela (Sônia Moura). Ela proibiu a todos de nos passar isso.”

Segundo ele, documentos estão sendo reunidos, por ele e por seu advogado, para tentar reverter a guarda da criança. “Ao longo desses meses, nós conseguimos juntar muitos documentos para provar que tipo de pessoa é a dona Sônia”, disse. Ele adiantou que as supostas provas serão anexadas ao processo.

“Todos os históricos de abandonos feitos por ela [a filhos] serão provados. Além da Eliza, que ela abandonou com 5 meses, estamos investigando um provável filho que ela abandonou e que mora hoje em Campinas (SP). Ele teria 17 anos.”

Apesar de responder a processo por estupro de uma menor de idade, na Justiça do Paraná, o avô da criança disse acreditar que isso não vai influenciar na decisão sobre a guarda do neto. Segundo ele, a vítima do suposto estupro, que teria ocorrido em 2003, desmentiu as acusações.

“O principal disso tudo é que a pretensa vítima se pronunciou a respeito. Ela gravou um áudio, assinou documentos e tudo isso já está no processo. Ela esclarece que eu sou inocente e que tudo foi uma grande mentira montada contra mim.”  

Goleiro aguarda júri

O goleiro Bruno vai a júri popular, ainda sem data definida, pelo suposto assassinato da ex-amante, que teria ocorrido em junho do ano passado, em Minas Gerais.

Ele aguarda o julgamento preso, juntamente com mais três réus, no presídio Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Outros quatro réus do caso foram soltos em dezembro de 2010 e vão responder ao processo em liberdade.