Topo

Laudo sobre acidente em Santa Catarina será concluído até sexta, diz polícia

Ônibus que levava integrantes de uma mesma comunidade do interior do Rio Grande do Sul ficou destruído após bater em caminhão carregado com madeira - Marcelo Saldanha/ Rede Peperi
Ônibus que levava integrantes de uma mesma comunidade do interior do Rio Grande do Sul ficou destruído após bater em caminhão carregado com madeira Imagem: Marcelo Saldanha/ Rede Peperi

Léo Pereira

Especial para o UOL Notícias<br>Em Florianópolis

05/03/2011 16h47

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) deve concluir até a próxima sexta-feira o laudo sobre as causas do acidente que matou 26 pessoas no km 639 da BR-282, no município de Descanso (692 km de Florianópolis), extremo oeste de Santa Catarina, na madrugada deste sábado (5).  A colisão entre uma carreta carregada com madeira e um ônibus de turismo deixou mais 19 feridos. 12 deles estão internades no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Outras sete vítimas foram encaminhados para outros dois centros médicos particulares.

O superintendente da PRF em Santa Catarina, inspetor Luiz Ademar Paes, disse que o trecho onde ocorreu o acidente é sinuoso e em declive, mas possui sinalização boa e o asfalto não apresenta problemas. Ele preferiu não apontar uma provável causa e esperar o trabalho da perícia.

O trânsito no trecho da BR-282 só foi liberado para o tráfego de veículos quase oito horas depois acidente, com a retirada do caminhão carregado com madeira. O veículo tinha placa de Novorizontina (RS). O ônibus saiu de Santo Cristo (RS) e seguia para o Paraná. Parte dos passageiros iria a uma partida de bolão esta tarde, em Marechal Cândido Rondon.

A Polícia Civil catarinense divulgou a lista dos 26 mortos no acidente. Das 26 vítimas, 24 estavam no ônibus. O motorista da carreta e sua acompanhante também morreram. Confira a lista clicando aqui.

Histórico

Há três anos e meio, outra tragédia aconteceu a 9km do local da batida deste sábado. Em 9 de outubro de 2007, 27 pessoas morreram após duas colisões consecutivas. A primeira, às 19h30, houve um choque de uma carreta com um ônibus com 42 passageiros. Uma hora e meia depois, um caminhão não conseguiu frear e atingiu veículos e pessoas que ajudavam no resgate das vítimas.

Em Florianópolis, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), lamentou o acidente e decretou luto oficial de três dia no Estado.

Local do acidente

  • Reprodução/Google Maps

    O ônibus com as vítimas partiu de Santo Cristo, no extremo Rio Grande do Sul, para Marechal Cândido Rondon, no Paraná; o acidente ocorreu no meio do caminho, na BR-282, em Descanso (SC)