Topo

Sobreviventes de acidente com barco nas Cataratas do Iguaçu começam a depor

Especial para o UOL Notícias<br>Em Foz do Iguaçu (PR)

22/03/2011 13h25

A Prefeitura Naval de Porto Iguaçu, cidade vizinha a Foz do Iguaçu (PR), começou nesta terça-feira (22) a colher depoimentos dos sobreviventes do acidente de barco nas Cataratas do Iguaçu, ocorrido por volta das 11h dessa segunda-feira (21) no lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu.

O sub-oficial José Luis Martín informou que algumas pessoas já foram ouvidas, entre elas, o copiloto Angel Trinidad. Pela manhã, o chefe da Prefeitura, Jorge Daniel Verón, esteve reunido com representantes da justiça para tratar do caso.

O acidente deixou dois norte-americanos mortos, Laura Eberts, 28,  e Philip Musgrove, 70. Laura estava em lua de mel. O marido, Robert Eberts, 27, que também era passageiro do barco, sobreviveu à tragédia. Ele ficou internado com outras seis pessoas no Hospital Samic, em Porto Iguaçu, mas já foi liberado. Somente o fotógrafo, o argentino Leonardo Abba, permanece no hospital na mesma cidade.  Abba sofreu pancadas na coluna cervical e na cabeça, mas passa bem.

O barco levava 10 pessoas, três tripulantes (piloto, copiloto e fotógrafo da empresa) e sete turistas --quatro norte-americanos, uma colombiana e dois alemães. A embarcação virou próximo ao salto San Martin, o segundo maior das Cataratas, depois da Garganta do Diabo. Há possibilidades de o barco ter se chocado com paredões de rocha.

A empresa responsável pelo passeio no lado argentino, Iguazú Jungle, divulgou nota lamentando o fato e disse que está providenciando assistência às vítimas. Na nota, a empresa informa que desconhece as causas do acidente e que o piloto fazia o trajeto pelo rio Iguaçu há 15 anos. Os passeios de barco no lado argentino ficarão suspensos até o final da investigação.

O Parque Nacional da Argentina recebeu em 2010 cerca de 1,2 milhão de visitantes, marca similar a do lado brasileiro.

A seguir, a lista de passageiros divulgada pela empresa Iguazú Jungle com suas respectivas nacionalidade e idade:

Gunter Marco, alemão (44)

Eberts Robert, americano (27)

Langer Andrea, alemã (35)

Schwartz Elinor, americano (63)

Medaglia Geovani, colombina (28)

Musgruve Philip, americano (70) - morto no acidente

Eberts Laura Matejik, americana (28) - morta no acidente

Fotógrafo: Abba Leonardo, Argentino (42)

Aguirre Mario, argentino (42), membro da tripulação

Trinidad Ángel, argentino (33), membro da tripulação