Acidentes de trânsito ferem 84 e matam 4 por dia em São Paulo

Fernando Mendonça

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Em 2009, 32.035 motoristas, motociclistas e pedestres de São Paulo foram vítimas de acidentes de trânsito na cidade. O número é do Relatório de Acidentes de Trânsito 2009, mais recente levantamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), divulgado no ano passado, e equivale a 88 vítimas por dia. O de 2010 ainda não está concluído.

O estudo é realizado anualmente. Por ele é possível conhecer o perfil do trânsito da cidade, permitindo, assim, que medidas sejam adotadas, e ações, deflagradas pelos órgãos responsáveis para tentar reduzir a violência nas vias da capital. O relatório também mostra que, naquele ano, 1.382 pessoas morreram nos acidentes - próximo a quatro por dia.

Os pedestres representam o maior grupo de vítimas fatais. Quase metade (48,5%) dos paulistanos que perderam a vida nas ruas da cidade em 2009 eram pedestres. Em seguida vêm os motociclistas (31%), os motoristas ou passageiros de veículos (16,1%) e, por último, os ciclistas (4,4%).

Os números mudam quando são avaliados os acidentes com vítimas não fatais. Nesse caso, os motociclistas estão em ampla "vantagem". Daqueles 32.035 registros citados anteriormente, cabem aos motociclistas 45,2% dos que saíram feridos, vindo em segundo lugar os pedestres (23%) e em terceiro os motoristas ou passageiros de veículos (28,2%).

A liderança dos motociclistas feridos em acidentes de trânsito vem chamando a atenção das autoridades nos últimos anos. Em 2005, 9.153 condutores de motos saíram machucados após colisões ou choques nas vias da capital. Em 2009 foram 14.477 - avanço de 58%. O aumento da frota de motos no mesmo período foi de 63%.

Choque e queda

Segundo Marcelo Rosa, ortopedista do Hospital das Clínicas, as colisões são mais perigosas para as motos porque elas não oferecem defesa aos condutores, como os demais veículos. O motociclista sofre com o choque e depois na queda. Por isso a chance de o acidente ser fatal é maior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos