João Godinho/O Tempo/AE

Chuvas pelo Brasil

Em 21 dias, Recife já tem abril mais chuvoso dos últimos cem anos

Carlos Madeiro

Especial para o UOL Notícias
No Recife

Em apenas 21 dias, o mês de abril já é o mais chuvoso dos últimos 100 anos no Recife (PE). Segundo dados da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), até esta quinta-feira (21) a capital pernambucana registrou 503 mm de chuva. Cada milímetro significa um litro de água para cada m². A média histórica de chuvas no mês é de 291 mm. A previsão do tempo aponta para mais temporais durante os próximos dias de abril.

De acordo com o Lamepe (Laboratório de Meteorologia de Pernambuco), o maior volume de chuvas já registrado em um mês de abril na capital pernambucana desde 1911 foi em 1996, quando foram registrados 459 mm de chuva. Em 2000, terceiro mês mais chuvoso, foram 436 mm.

As chuvas causaram estragos no Recife e cidades da região metropolitana durante a semana, quando foram registrados os maiores índices do mês. Até a noite desta quinta-feira, a prefeitura do Recife informou que haviam sido registradas 92 ocorrências, sendo 14 deslizamentos de barreiras. Dezenas de ruas e avenidas alagaram e o trânsito na capital pernambucana ficou caótico.

Nenhuma morte foi registrada.Na terça-feira (18), a Adap informou que foram 119 mm de chuva durante 24 horas no Recife. Na quarta (19), foram mais 71 mm. Foram os dias mais chuvosos de abril.

O caos causado pelas chuvas causou protestos da população pelo microblog Twitter. O principal alvo dos microblogueiros foi o prefeito João da Costa (PT), que iria passar a Semana Santa na Espanha, mas antecipou seu retorno para coordenar as ações de combate aos efeitos das chuvas.

O prefeito chegou à capital pernambucana na noite desta quinta-feira e nesta manhã já realizou reunião sobre ações da Operação Inverno. Ele informou também que, apesar da distância, manteve contato permanente sobre a situação das chuvas na cidade.

Para evitar mais transtornos, a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife informou que mais profissionais foram convocados para o plantão durante o feriadão, com 34 agentes que estão atuando para orientar e prevenir desastres, assim como realizando vistorias e colocação de lonas plásticas em áreas de risco.

As chuvas também trouxeram ao Recife, na quarta-feira, o secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana, que discutiu ações de prevenção e de atendimento às vítimas das chuvas.

Previsão de mais chuva

Nesta sexta-feira (22), a chuva deu uma trégua, e o sol chegou a aparecer, encoberto por nuvens. Porém, segundo a previsão do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a chuva deve continuar caindo durante o feriadão. Para esta tarde e noite, a previsão é de que volte a chover, sem muita intensidade, na capital pernambucana.

De acordo com a previsão do tempo, a chuva forte deve volta a cair no domingo (24) e seguir até a quarta-feira (27). As temperaturas na capital pernambucana devem variar entre 22°C e 29°C neste feriadão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos