Alckmin confirma nova estação do metrô de SP na rua Sergipe, em Higienópolis

Do UOL Notícias

Em São Paulo

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que "já está decidido" qual será o local da nova estação do metrô no bairro de Higienópolis, no centro de São Paulo. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta quarta-feira (16), ela ficará na rua Sergipe e não será grandiosa, como são as de Pinheiros e da Vila Prudente, por exemplo. Como ela não terá interconexão com trem e ônibus, será construída em moldes mais modestos, como os da avenida Paulista.

Na semana passada, a decisão do Metrô de São Paulo de desistir da construção de uma estação do coletivo na avenida Angélica, na esquina com a rua Sergipe, provocou uma onda de protestos virtuais e levou cerca de 600 pessoas, segundo a Polícia Militar, a se manifestar pelas ruas do bairro no último sábado (14). 

O nome da manifestação "Churrascão da Gente Diferenciada" surgiu após uma declaração de uma moradora de Higienópolis em entrevista à Folha de S.Paulo. "Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada…"  

Uma associação de moradores de Higienópolis recolheu 3.500 assinaturas contra a estação na Angélica e disseram temer a chegada de camelôs e outros problemas à região. O movimento teria motivado a mudança de local da estação. O Metrô alegou critérios técnicos para a alteração, mas agora o governo confirmou que a polêmica estação ficará mesmo no bairro.

O projeto de construir uma estação no Pacaembu foi abandonado porque a demanda era baixa (17 mil passageiros por dia). Na Angélica seriam 25 mil passageiros dia. 

Na segunda-feira, o governo já havia confirmado que a estação Higienópolis/Faap ficaria no bairro nobre, mas a localização exata ainda não estava definida. Tudo indicava que a parada seria na rua Sergipe, em uma faixa de cerca de 100 metros entre a avenida Angélica e a rua Ceará.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos