Topo

Égua ferida causa tumulto no centro de Goiânia, e dono quase é linchado

Égua amarrada em lixeira irrita moradores de Goiânia - André Costa
Égua amarrada em lixeira irrita moradores de Goiânia Imagem: André Costa

Rafhael Borges

Especiaol para o UOL Notícias<br>Em Goiânia

06/07/2011 15h59

O centro de Goiânia (GO) ficou movimentado no final da tarde desta terça-feira (05), quando uma égua ferida prendeu a atenção de quem passava pelo local. O animal, machucado entre os olhos e na pata traseira esquerda, foi amarrado a uma lata de lixo. E ali ficou. Moradores e uma ambientalista não gostaram da cena.

A Polícia Militar teve de intervir para que o carroceiro Júlio César de Moura, de 55 anos, e o animal fossem liberados. Mas o carroceiro só saiu da confusão depois de assumir o compromisso de comparecer a uma delegacia para mais esclarecimentos.

O dono do animal contou que cuida de cerca de 40 cavalos em uma área de mais ou menos 600 metros, em Goiânia. Na carroça de Júlio César foi encontrado um chicote, que, segundo ele, não era usado para maltratar o animal.

“O ferimento é antigo, causado pelo modelo da rédea que o outro dono usava. Troquei e já estou cuidando dos ferimentos com banha de porco e pó de pilha”, disse o carroceiro.

Entre as pessoas que demonstraram indignação com a situação da égua foi a ambientalista Maria de Lourdes França Rabelo. Segundo ela, o animal, além de trafegar pelo centro da cidade, ainda é amarrado em local inadequado, o que fere leis de todo os âmbitos.