Topo

Após banho em panela, manifestação é encerrada no interior de SP

Aluno "toma banho" dentro de uma panela do restaurante coletivo da UFSCar Imagem: Reprodução

José Bonato

Especial para o UOL Notícias<br>Em Ribeirão Preto (SP)

09/07/2011 17h09

A repercussão da fotografia de um estudante se banhando dentro de uma panela do restaurante coletivo da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), no interior de São Paulo, decretou o fim do movimento de ocupação do imóvel por alunos, iniciado no dia 7 de junho. Os cerca de 20 universitários que ocupavam o restaurante deixaram o local às 22h da última sexta-feira (08).

O estudante que aparece na foto, postada na internet, que se identificou apenas como Pedro, declarou que vai se retratar perante a comunidade universitária. A UFSCar afirmou que vai analisar a atitude do aluno e tomar as medidas cabíveis. Pedro diz que lavou a panela com detergente após a brincadeira.

Veja também

Para Alexandre Reis, 25, membro do DCE (Diretório Central dos Estudantes), apesar de o ato ter sido individual e sem o conhecimento do grupo de ocupação do restaurante, ele acabou provocando a desmoralização do movimento estudantil. Porém, ele nega que haja uma relação entre o banho na panela e o fim do movimento de ocupação. “O movimento ia acabar de qualquer jeito por causa das férias, mas, se não fosse esse ato [banho na panela], terminaria de maneira muito diferente”, disse.

Reis disse que, para sair do restaurante, os estudantes exigiram que a universidade não abrisse sindicância contra eles. De acordo com o aluno, o restaurante foi devolvido limpo, arrumado e sem algumas pichações das paredes, que receberam nova pintura. “Só deixamos as pichações referentes ao movimento de ocupação do restaurante. Gravamos tudo em vídeo para comprovar que saímos e deixamos tudo em ordem.”

Na tarde deste sábado (09), o DCE voltou a emitir uma nota na qual reafirma seu repúdio ao ato do estudante Pedro. “O que ele fez dá para limpar, difícil é limpar a sujeira moral”, disse Reis. De acordo com ele, Pedro entrou na panela provavelmente de madrugada. “Estávamos dormindo”, afirmou.

Ainda de acordo com o membro do DCE, a UFSCar aceitou, com a condição de haver a desocupação, realizar um fórum para discutir a pauta de reivindicações que motivou a ocupação do restaurante. São servidas diariamente cerca de 6 mil refeições no local. Mas, com uma greve de funcionários, deflagrada no dia 6 de junho, os alunos ocuparam o restaurante para garantir o fornecimento de alimentação para estudantes.

Outro lado

Nenhum responsável pela UFSCar foi encontrado para comentar as declarações, nem as medidas que serão tomadas com os alunos que participaram da manifestação.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após banho em panela, manifestação é encerrada no interior de SP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano