Artistas deixam prédio da Funarte em São Paulo e fazem protesto contra política cultural pelas ruas centrais da cidade
Cerca de 500 artistas participam neste momento de uma passeata coreografada pelo centro de São Paulo. Eles protestam contra a política cultural do governo federal. Os números foram divulgados pela organização do evento e também pela Polícia Militar de São Paulo.
O grupo, que saiu por volta das 15h30 da sede da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em Campos Elíseos, onde estava acampado desde a segunda-feira (25), segue com destino provável ao Centro Cultural São Paulo, que fica na rua Vergueiro, ou ao Itaú Cultural, que fica na avenida Paulista. Os manifestantes não quiseram revelar o destino.
Com uma banda tocando músicas com letras próprias, em cima de um caminhão, eles criticam a política cultural passando pelas ruas centrais de São Paulo. Os manifestantes seguram tampas de privada que simbolizam, segundo eles, a privatização da cultura e fazem coreografias e performances. Também durante o trajeto, alguns manifestantes pintam frases, no asfalto e nas calçadas, em moldes vazados, com a frase: “Obrigado, voltaremos sempre”. Outra mensagem gravada nas ruas traz o endereço do manifesto na internet, que é www.culturaja.com.
Segundo os organizadores, a manifestação marca o fim da ocupação do prédio da Funarte --que completou uma semana hoje--, embora não encerre o movimento. Os novos rumos do movimento não foram divulgados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.