Topo

Vigilância Sanitária encontra baratas e roupas íntimas em restaurante no Rio

Do UOL Notícias

Em São Paulo

03/08/2011 21h10

A Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro realizou fiscalização nesta quarta-feira (3) no Center Shopping Rio, em Jacarepaguá. Os técnicos inspecionaram 20 estabelecimentos da área de alimentos, 10 da área de saúde, além das áreas comuns e parte estrutural do shopping (banheiros, água para consumo, ar condicionado etc) e encontraram muitas irregularidades.

O restaurante Yakisoba Mix foi fechado por falta de asseio e recebeu três multas por comercializar alimentos vencidos, impróprios para consumo e por falta de higiene. Além disso, recebeu oito termos de intimação para realizar adequações físicas, troca de equipamentos e utensílios, limpeza e arrumação geral do local. Os técnicos encontraram sujeira, baratas, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal e peças íntimas sujas junto com alimentos.

Também foram inutilizados 123 kg de alimentos impróprios para consumo, como frango com coloração alterada (20 kg), macarrão tipo lâmen com a validade vencida (20 kg), linguiça calabresa (5 kg), cenoura e repolho ralados com coloração escura e acondicionados em bandejas sujas, glutamato monossódico sem identificação e com rótulo sem tradução para o português, carne bovina com coloração esverdeada (10 kg) e camarão descascado com coloração alterada (8 kg), além de peito de frango acondicionado em baldes plásticos sujos e sem identificação (12 kg). O local só poderá ser reaberto após cumprir todas as exigências dos ficais.

A Pizza Mille recebeu termo de intimação de 30 dias para realizar pintura, substituição do aparelho de ar condicionado, troca de pisos nas áreas internas, restaurar freezers danificados, instalar saboneteira com suporte para sabonete líquido e papel toalha no lavatório para as mãos, instalar armários para roupas dos funcionários e reformar a escada de acesso ao segundo piso. A pizzaria também foi autuada por falta de higiene e comercialização de produtos impróprios para consumo. Quatro quilos de queijo ralado e dois quilos de presunto, ambos sem identificação, foram inutilizados.

Outros quatro estabelecimentos foram autuados. O restaurante Habib’s estava com a refrigeração insuficiente e alguns alimentos estavam com temperatura inadequada; Spoleto por falta de asseio no balcão expositor; o Cinema Star, pois o milho para pipoca estava acondicionado de maneira inadequada, em latão de plástico (tipo de lixo) sujo e no chão; e as Lojas Americanas, por falta de asseio na área do depósito que também terá que passar por reformas.

Na área de saúde, algumas óticas não apresentavam livros de receitas médicas e foram intimadas: o Boticário foi autuado por não utilizar mostruário descartável, que pode ter risco de contaminação; o salão de beleza Werner recebeu intimação para realizar limpeza e higienização do piso, pentes e escovas, devido ao excesso de cabelos.

Os técnicos também distribuíram cartilhas educativas para os consumidores e solicitaram que a administração do shopping, que colaborou com a operação, providencie sinalização sobre a proibição do fumo nos locais de circulação.

Desde setembro de 2010, a operação Shopping Saudável já passou por 20 shoppings da cidade, inutilizando 1,35 tonelada de alimentos impróprios para consumo. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil orienta o consumidor a denunciar qualquer tipo de irregularidade observada ao setor de reclamações da Vigilância Sanitária, na rua do Lavradio, 180, Centro - RJ, ou pelo telefone (21) 2224-9762.