Topo

Atropelamentos caem 7% em SP após rigor na fiscalização; 28 mil multas foram aplicadas

Do UOL Notícias

Em São Paulo

05/10/2011 16h03Atualizada em 05/10/2011 19h01


O número de atropelamentos na capital paulista caiu 7,15% nos dois primeiros meses da campanha de proteção ao pedestre, implantada pela prefeitura.

Entre 11 de maio --quando a campanha começou-- e 30 de junho deste ano, foram registrados 981 atropelamentos, contra 1.061 de 2010, segundo dados divulgados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Veja também

Nos cinco meses de aumento no rigor na fiscalização --entre maio e o início de outubro--, a prefeitura aplicou mais de 28 mil multas.

Entre maio e junho, a campanha foi realizada apenas nas vias do centro e da região da avenida Paulista. Nestas duas regiões, a quantidade total de atropelamentos caiu de 96, em 2010, para 61 neste ano --redução de 36%.

Já o número de mortes por atropelamento despencou de sete, em 2010, para duas neste ano. Em 2008 e 2009 ocorreram cinco mortes por atropelamentos na área de fiscalização.

A partir de setembro, a campanha foi ampliada para toda a cidade, mas a CET não divulgou os dados de atropelamentos e mortes dessa etapa, apesar de a reportagem ter solicitado. Os dados referentes à campanha do pedestre em toda a cidade permitiriam uma análise mais precisa da eficácia da campanha.

Proteção ao pedestre

A campanha consiste no aumento da fiscalização dos motoristas que invadem a faixa de pedestres ou que não dão preferência aos pedestres, como determina o Código Brasileiro de Trânsito.

Todos os motoristas que deixarem de dar preferência aos pedestres durante a travessia estarão sujeitos à multa de até R$ 191,53, além de até sete pontos na carteira. A regra também é válida para os motociclistas.

A prefeitura também reforçou a sinalização em pontos críticos e fez campanhas publicitárias sobre o assunto.

No primeiro mês da campanha, segundo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), mais de 8.000 pessoas foram penalizadas por desrespeito ao pedestre. Estima-se que a ação gere 30 multas por hora em São Paulo, índice que pode se ampliar com a expansão da medida.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Atropelamentos caem 7% em SP após rigor na fiscalização; 28 mil multas foram aplicadas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano