Além do Center Norte, São Paulo tem mais nove terrenos em áreas contaminadas
Além do shopping Center Norte, outros nove terrenos em São Paulo estão contaminados em situação considerada crítica pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e apresentam riscos à população. O órgão divulgou em seu site uma lista atualizada com essas áreas, mas o relatório de cinco terrenos ainda está em fase de elaboração --portanto não há detalhes sobre a contaminação.
A lista inclui, além do Center Norte, as seguintes áreas: os aterros industriais Mantovani e Cetrin (na região de Campinas); o terreno onde funcionava a fábrica da Duracell, no bairro de Jurubatuba (zona sul de São Paulo); regiões do bairro Vila Carioca (zona leste de São Paulo); o condomínio residencial Barão de Mauá (em Mauá); o Jardim das Oliveiras (São Bernardo do Campo); o bairro Mansões Santo Antônio (em Campinas); o terreno onde funcionavam as Indústrias Reunidas Matarazzo (São Caetano do Sul); o conjunto habitacional Heliópolis Gleba L (zona sul da capital); e o conjunto habitacional Vila Nova Cachoeirinha (zona norte de São Paulo).
Veja, abaixo, imagens das regiões divulgadas pela Cetesb:
Entenda o caso do Center Norte
Na semana passada, a Prefeitura de São Paulo anunciou a interdição do shopping com base em laudos da Cetesb. No complexo de 110 mil m², está, além do Center Norte, o Lar Center (do mesmo grupo), um hipermercado Carrefour (que aluga o terreno), um estacionamento para milhares de carros e uma loja da rede de artigos esportivos Decathlon. Toda a área está com alta concentração de metano, segundo a Cetesb.
Os empreendimentos foram erguidos em uma área onde funcionava um lixão até o começo dos anos 80. A decomposição do lixo liberou gases que se concentraram no subsolo desses imóveis, o que pode gerar uma explosão.
O shopping entrou na Justiça contra a interdição e obteve uma liminar na 7ª Vara da Fazenda Pública. Na última terça-feira (4), a liminar foi cassada e o local, fechado no dia seguinte.
Em nota no final da tarde de ontem (5), o shopping anunciou a instalação de dez drenos para a extração de gás metano em seu complexo. Nesta quinta-feira (6), uma vistoria será feita no local.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.