Topo

Leões apreendidos em circo ganham nova vida em zoológico de Minas Gerais

José Bonato

Especial para o UOL Notícias, em Ribeirão Preto (SP)

25/11/2011 15h57

O zoológico de Varginha (240 km de Belo Horizonte) recebeu nesta quinta-feira (24) mais dois felinos. São duas leoas, mãe e filha, que foram apreendidas num circo por agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Segundo o agente Marcelo Ferreira Guimarães, 46, os animais estavam sendo criados em más condições pelo dono do circo. “As duas estavam numa cela de 12 metros quadrados. É pouco espaço. Na natureza, os leões vivem em áreas que variam de 20 km a 500 km quadrados”, disse.

De acordo com o agente do Ibama, o dono do circo foi autuado por não comprovar a origem dos bichos, além de outros documentos necessários para a posse de leões.

De acordo com Guimarães, o zoológico de Varginha vai oferecer instalações ideais para as leoas. Elas têm 23 e 7 anos, respectivamente. “O zoológico está passando por obras de readequação e vai contar com jaulas grandes e área gramada para os felinos.”

Além do espaço adequado, as leoas vão fazer companhia para o leão Simbá, de nove anos, que está “solteiro” atualmente. O zoológico não informou o tamanho do futuro abrigo das leoas. Por enquanto, elas estão de quarentena na jaula, sobre rodas, que era do circo. Em 15 dias, saem da quarentena e vão para outra jaula, à espera do espaço definitivo, que está em obras.