Topo

Em 2012, chuvas já mataram ao menos cinco pessoas na região Sudeste

Do UOL Notícias, em São Paulo

03/01/2012 13h30Atualizada em 03/01/2012 18h01

O ano de 2012 mal começou, mas as chuvas já provocam estragos na região Sudeste do país, causando ao menos cinco mortes. O Estado mais castigado até agora é Minas Gerais, que contabiliza ao menos quatro mortes neste ano.

Na madrugada desta terça-feira (3), a rodoviária de Ouro Preto, cidade histórica de Minas (a 98 km de Belo Horizonte), foi atingida por um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas, deixando ao menos um morto.

O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de um taxista que estava dentro de um carro que foi soterrado --o local era uma garagem de ônibus, que era utilizada também como ponto de táxi.

Inicialmente, havia sido informado que dois corpos foram encontrados no local. No começo da tarde, porém, os Bombeiros recuaram e confirmaram apenas uma morte. A Defesa Civil contabiliza este segundo corpo, porém, informa que os números são preliminares.

Em todo o Estado, mais 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas, das quais cerca de 9.000 ficaram desalojadas e 400 desabrigadas.

Na madrugada da última segunda-feira (2), um imóvel desabou e matou um homem no bairro Caiçara, em Belo Horizonte (MG).

Segundo a polícia, uma mulher ouviu um barulho e chamou os militares que passavam pelo local, que conseguiram retirar do imóvel seis adultos e cinco crianças (entre elas um bebê de um ano) antes do desabamento.

Também na segunda-feira, o corpo de uma mulher de 78 anos foi encontrado no quintal de sua casa em Visconde do Rio Branco (zona da mata). Segundo a Polícia Militar da cidade, Maria de Lourdes Estevão Rocha tentava resgatar um animal de estimação quando foi soterrada pelo deslizamento de uma encosta.

Veja como ficou região da rodoviária após deslizamento

Rio de Janeiro

A chuva que atinge o Rio de Janeiro nos últimos dias causou a morte de um homem no fim da noite de segunda-feira (2), em Laje de Muriaé, no noroeste do Estado.

Segundo a prefeitura, Walter Abreu de Andrade, de 55 anos, estava retirando seus pertences da inundação por volta das 23h quando a residência desabou, no bairro Chácara. Na cidade, 2.000 pessoas estão desalojadas e outras 500 estão desabrigadas.

Espírito Santo

No Espírito Santo, um homem morreu na noite de ontem (2) depois que um vendaval atingiu a cidade de Piúma. Cristiano Marcatte Batista, 34, que era de Goiânia (GO), foi atingido por uma barra de ferro que se desprendeu de uma armação e não resistiu aos ferimentos. Outras duas mulheres ficaram feridas, mas passam bem.

São Paulo

Em Campinas (SP), o Corpo de Bombeiros busca desde domingo (1º) o garoto Fabio da Silva Martins Junior, de cinco anos de idade. Ele desapareceu depois que sua mãe tentou atravessar um córrego com ele no colo, mas o nível da água estava acima do normal por conta das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.