Topo

Devotos lotam santuário em Salvador para lembrar os 20 anos da morte de irmã Dulce

Heliana Frazão

Do UOL, em Salvador

13/03/2012 16h42

Devotos de irmã Dulce, a primeira beata baiana, lotaram nesta terça-feira (13) o santuário que leva o nome da freira, no bairro de Roma, Cidade Baixa, em Salvador, para lembrar os 20 anos de sua morte. Os mais de mil assentos existentes no local estavam ocupados, e ainda havia muita gente em pé para assistir à missa celebrada, pela manhã, pelo arcebispo emérito e cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, que abriu o processo de beatificação da freira, em 2000.  "Irmã Dulce é um exemplo para todos nós. Teve uma vida marcada por ações santas, de amor ao próximo e aos desvalidos”, disse o cardeal.

Entre os presentes à celebração estava a dentista Marcela Freire, que foi ao santuário agradecer mais uma vez a interseção da beata Dulce na sua cura de complicações em uma cirurgia para retirar cálculos na vesícula. Marcela Freira enfrentou um longo período de hospitalização, tendo seu quadro agravado por infecções, inclusive uma generalizada, que por pouco não a levou à morte, além de uma necrose em parte do pâncreas. O órgão, de forma inesperada, se regenerou.

Ela chegou a ser desenganada pelos médicos, mas garante ter se curado ao recorrer à ajuda da freira, no dia da missa de beatificação, em maio do ano passado. "Minha recuperação foi surpreendente. Creio que houve um milagre", disse. Por essa razão o caso da dentista é um dos dois que estão sendo analisados por médicos ligados à entidade Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), e pode integrar o processo de canonização da religiosa.

Conforme a superintendente das Osid, Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha da freira, as informações serão encaminhadas ao Vaticano, caso as avaliações médicas confirmem a ocorrência de um provável milagre da beata. Se isso acontecer, será instalado um Tribunal para avaliar mais detalhadamente o caso. O processo é sigiloso. Para ser aceito, o milagre precisa ter ocorrido após a assinatura da beatificação de irmã Dulce, pelo papa Bento 16, e não ser explicado pela ciência, o que configuraria a ocorrência de um milagre.

Embora a assinatura da beatificação tenha acontecido em dezembro de 2010, a festa comemorativa foi realizada em maio de 2011. Em seguida foi iniciado o processo de Canonização. A Osid foi inaugurada em 1959. Hoje, abriga um complexo de atendimento gratuito em saúde.

A entidade é formada por 17 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de saúde, assistência social e educação, dedicando-se ainda à pesquisa científica, ensino médico e preservação e difusão da história de sua fundadora

Conforme a assessoria das obras, está sendo preparada uma grande festa para celebrar o dia dedicado à beata Dulce, definido pela Igreja Católica como 13 de agosto. O dia é dedicado aos santos, e foi nessa data que irmã Dulce ingressou para o convento, passando a vestir o hábito de freira. Entretanto, embora ainda não seja santa, ela já é ser cultuada como tal no Brasil.