Topo

Prefeitura retira três toneladas de lixo de casa de idosa em Belo Horizonte

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

11/04/2012 11h27

Funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte retiraram aproximadamente três toneladas de lixo acumuladas na casa de uma idosa, no bairro Jardim Vitória, na região nordeste da capital mineira.

O trabalho, que precisou de uma ordem judicial para ser cumprido, iniciou-se na terça-feira (10) e deverá ser finalizado hoje, com a lavagem do imóvel e a capina do quintal. No local, além da idosa, moram uma filha e dois netos dela.

De acordo com a Regional Nordeste (espécie de subprefeitura), foram encontrados diversos materiais na casa que proporcionaram infestação de insetos e roedores, além de produzirem mau cheiro que se espalhava pela vizinhança.

A assessoria da regional informou não ser a primeira vez que o imóvel é alvo de uma ação como essa. Em 2009, a prefeitura precisou intervir no local por conta do mesmo problema: o acúmulo de lixo em todos os cômodos e no entorno do imóvel.

A idosa foi encaminhada a um posto de saúde por conta de uma ferida em um dos braços que teria sido causada por um rato.

Síndrome de Diógenes

A filha, a quem inicialmente seria atribuída a responsabilidade pela situação degradante da casa, foi levada para uma delegacia da Polícia Civil. Ela é suspeita de ser portadora da Síndrome de Diógenes (caracterizada pela acumulação compulsiva de objetos).

A delegada Joana Penha, da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e ao Portador de Necessidades Especiais, informou que um inquérito foi instaurado para investigar o caso. De acordo com a policial, foi determinado que a filha da idosa seja submetida a exames psiquiátricos.

“Eu não posso afirmar ainda. Ela vai passar por exames. Se for confirmado que ela tem essa patologia, ela não é passível de punição”, afirmou a delegada.

Segundo a titular da delegacia, caso isso se confirme, os netos, que são maiores de idade, podem ser responsabilizados pelo crime de maus-tratos à idosa.