Prefeitura retira três toneladas de lixo de casa de idosa em Belo Horizonte

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

Funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte retiraram aproximadamente três toneladas de lixo acumuladas na casa de uma idosa, no bairro Jardim Vitória, na região nordeste da capital mineira.

O trabalho, que precisou de uma ordem judicial para ser cumprido, iniciou-se na terça-feira (10) e deverá ser finalizado hoje, com a lavagem do imóvel e a capina do quintal. No local, além da idosa, moram uma filha e dois netos dela.

De acordo com a Regional Nordeste (espécie de subprefeitura), foram encontrados diversos materiais na casa que proporcionaram infestação de insetos e roedores, além de produzirem mau cheiro que se espalhava pela vizinhança.

A assessoria da regional informou não ser a primeira vez que o imóvel é alvo de uma ação como essa. Em 2009, a prefeitura precisou intervir no local por conta do mesmo problema: o acúmulo de lixo em todos os cômodos e no entorno do imóvel.

A idosa foi encaminhada a um posto de saúde por conta de uma ferida em um dos braços que teria sido causada por um rato.

Síndrome de Diógenes

A filha, a quem inicialmente seria atribuída a responsabilidade pela situação degradante da casa, foi levada para uma delegacia da Polícia Civil. Ela é suspeita de ser portadora da Síndrome de Diógenes (caracterizada pela acumulação compulsiva de objetos).

A delegada Joana Penha, da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e ao Portador de Necessidades Especiais, informou que um inquérito foi instaurado para investigar o caso. De acordo com a policial, foi determinado que a filha da idosa seja submetida a exames psiquiátricos.

“Eu não posso afirmar ainda. Ela vai passar por exames. Se for confirmado que ela tem essa patologia, ela não é passível de punição”, afirmou a delegada.

Segundo a titular da delegacia, caso isso se confirme, os netos, que são maiores de idade, podem ser responsabilizados pelo crime de maus-tratos à idosa.

Junho de 2011: mulher juntou 2 toneladas de lixo em Ribeirão Preto (SP)
Veja Álbum de fotos

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos