Topo

Carros oficiais de comitivas da Rio+20 circulam com placas cobertas para escapar de multas

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

22/06/2012 20h11

Carros adesivados com o logotipo da Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável que se encerra nesta sexta-feira (22), estão circulando pelo Rio de Janeiro com a placa traseira ilegível para escapar de possíveis multas.

Na quinta-feira (21), a reportagem do UOL flagrou uma comitiva --cujo país não foi identificado-- com três carros oficiais cujas placas não estavam visíveis, e que trafegava livremente pela avenida Niemeyer, em direção à zona sul da capital fluminense.

No mesmo dia, um homem identificado apenas como Renato relatou em entrevista à rádio BandNews FM ter se envolvido em um acidente de trânsito com um carro preto, com vidros protegidos por insulfilm, que circulava com o adesivo da Rio+20 e a placa coberta por uma espécie de lona.

De acordo com a testemunha, não houve danos mais sérios ao seu veículo. O carro oficial teria deixado o local do acidente em alta velocidade.

Segundo homens da Guarda Municipal que atuam no esquema especial de trânsito elaborado em face da Rio+20, a medida teria sido autorizada pelo Comando Militar do Leste (CML), já que muitos desses carros são contratados pelas equipes de segurança de cada país diretamente de empresas terceirizadas.

A reportagem do UOL tentou entrar em contato com o comando do CML, mas nem os oficiais nem a assessoria do órgão militar atenderam os telefonemas.

Já a prefeitura do Rio de Janeiro afirmou ter recebido através de redes sociais denúncias a respeito da circulação de veículos identificados com o logotipo da Rio+20 circulando com as placas cobertas, mas argumentou não poder tomar qualquer atitude. O problema estaria fora da alçada do governo municipal, segundo o Centro de Operações.

Em relação a casos onde veículos oficiais não respeitaram a sinalização de trânsito, a prefeitura afirmou que cada caso será analisado individualmente, e que todas as possíveis multas registradas a partir do sistema eletrônico de fiscalização serão desconsideradas.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o ato de conduzir veículo com placas ilegíveis, sem alguma das placas ou, ainda, sem licenciamento é considerado uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54, remoção imeditada do automóvel e perda de sete pontos na carteira do condutor.