Topo

Segurança reforçada reduziu em 39% roubos de rua durante a Rio+20, diz governo do Rio

Fabio Leite

Do UOL, no Rio

26/06/2012 13h11

O megaesquema de segurança montado para a Rio+20 surtiu efeito nas estatísticas criminais das áreas da capital que receberam a conferência da ONU (Organizações das Nações Unidas). Balanço divulgado nesta terça-feira (26) pelo governo do Rio aponta queda de 39% no roubo de rua e de 20% no roubo de veículos durante os dez dias do evento, na comparação com o mesmo período de 2011.

O ISP (Instituto de Segurança Pública do Rio) considerou as ocorrências das 18 delegacias que cobrem as áreas onde aconteceram os principais eventos da Rio+20, como o Riocentro e o Parque dos Atletas (zona oeste), o Aterro do Flamengo (zona sul), o Pier da Praça Mauá (centro) e a Quinta da Boa Vista e o Sambódromo (zona norte), além da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista e da Delegacia do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.

Segundo o ISP, o número de roubos de rua, que compreendem os indicadores de roubo a pedestre, de aparelho celular e a coletivo, caiu de 357 entre os dias 15 e 24 de junho de 2011 para 217 entre os dias 13 e 22 de junho, último dia da Rio+20. Já o roubo de veículos registrou queda de 51 para 41 carros no mesmo período. Além disso, aponta o instituto, os homicídios nas 18 DPs caíram de 11 para apenas três ocorrências.

A redução da criminalidade na Rio+20 foi resultado de um investimento, só na segurança do evento, de R$ 22 milhões, entre compra de equipamentos e pagamento de hora extra a policiais, para receber chefes de Estado e delegações de 180 países na capital. Nos dez dias de conferência, foram colocados nas ruas do Rio 7,4 mil policiais civis e militares, sendo três mil no chamado "bico oficial" e mais 8 mil soldados do Exército.

“O esquema de segurança montado para a realização da Rio+20 por parte das polícias estaduais e do Corpo de Bombeiros, em articulação com as forças federais e municipais, concluiu com pleno êxito a sua missão. Sem dúvida, foi um dos pontos altos da organização”, disse o subsecretário de Grandes Eventos, Roberto Alzir.

Embora tenha atrapalhado o trânsito do Rio - pistas de importantes vias, como a Linha Vermelha, foram bloqueadas para a passagem das comitivas oficiais -, o policiamento reforçado agradou muitos cariocas, que disseram que vão sentir saudade da sensação de segurança nas ruas da capital.