Topo

Avião perde altura, faz pouso forçado e capota no meio de avenida em Goiânia

Lourdes Souza

Do UOL, em Goiânia

02/08/2012 14h01

Um avião monomotor Cessna 150 prefixo PR-LTB perdeu altura, fez pouso forçado, capotou e ficou de cabeça para baixo na avenida Leste Oeste, uma das principais de Goiânia, por volta das 10h desta quinta-feira (2). O acidente deixou dois feridos, os pilotos Wellington Gonçalves Pessoa, 28, e Jonas Dallaglio Porta Netto, 26.

Eles tiveram ferimentos leves e foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a uma unidade de saúde no bairro de Campinas. Segundo o aspirante do Corpo de Bombeiros Carlos Vander de Andrade, quando o resgate chegou ao local, as duas vítimas já estavam fora da aeronave e alegaram que se tratava de um voo de treinamento de pilotos.

De acordo com Andrade, os dois disseram que são pilotos e negaram a hipótese de voo aula, mas ela ainda não foi descartada. O avião saiu de uma escola de aviação, na Vila Mutirão, a cinco quilômetros do local, por volta das 9 horas. A queda aconteceu na avenida nas proximidades do bairro Goiá, região noroeste da Capital.

Segundo Andrade, moradores da região disseram que antes do pouso, o avião perdeu altura, se desequilibrou e chegou a passar entre a fiação da rede de energia elétrica.

Mas a aeronave conseguiu desviar dos fios de alta tensão. Antes do pouso, bateu em um barranco de terra e capotou. O avião não atingiu nenhuma casa e parou no meio da avenida. O piloto escolheu uma área da pista que está em obras para descer.

O resgate do Corpo de Bombeiros chegou ao local por volta das 10h10. Após o encaminhamento das vítimas para o atendimento médico, os bombeiros trabalharam na prevenção de vazamentos de combustível e explosões no local.

Até o início da tarde a  aeronave se encontrava na pista, mas deveria ser retirada ainda hoje (quinta 2). Somente após a avaliação das circunstâncias do acidente, que está em investigação, o avião será removido. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deveria chegar ao local por volta das 15h de hoje para perícia.