Topo

Há uma marcha para o interior, mas metrópoles ainda atraem, afirma professora sobre distribuição da população

Fabiana Nanô

Do UOL, em São Paulo

22/09/2012 06h00

As regiões Sudeste e Nordeste reúnem, juntas, 69% da população brasileira. A primeira, com 82,1 milhões de residentes, é a mais populosa do país. A segunda conta com 54,2 milhões de pessoas, sobretudo nas metrópoles. Apesar da grande densidade demográfica na faixa litorânea do país, “existe efetivamente uma marcha para o oeste, onde as manchas populacionais são cada vez maiores”, afirma Iná Elias de Castro, professora de Geografia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Os dados foram divulgados na sexta-feira (21) pela Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com 2011 como ano-base.

Segundo o levantamento, as taxas mais altas de aumento populacional são encontradas, de fato, no Norte e Centro-Oeste. Entre 2009 e 2011, a população do Norte cresceu 3,1%, e a do Centro-Oeste, 2,8%. Em números absolutos, porém, são as regiões menos populosas do país, com 16,5 milhões e 14,2 milhões de residentes, respectivamente.

Para Iná, uma comparação do mapa demográfico atual do Brasil com o dos anos 50, 60 e até 90 possibilita ver com mais clareza esta “marcha para o oeste”. Isto não elimina, porém, a atração pelos polos urbanos e industriais das áreas mais ocupadas.

Infográficos Pnad 2011

  • Arte/UOL

    O perfil dos domicílios

  • Arte/UOL

    O perfil das regiões brasileiras

“Existe realmente um processo de interiorização da população, mas não haverá nenhum deslocamento a ponto de essa mancha sudeste e nordeste se mudar toda para o interior”, pontua. “As grandes metrópoles continuam sendo muito atraentes também”, acrescenta.

A Pnad mostra que, em termos percentuais, Nordeste e Sudeste registraram um crescimento populacional de 1,6% entre 2009 e 2011. Em 2009, quando foi feito o último levantamento, a população do Sudeste era de 80,8 milhões, e a do Nordeste, de 53,3 milhões.

O Sul, com 27,9 milhões de residentes, teve aumento populacional de 1,4%, a menor taxa entre as regiões.