Topo

Carros adesivados com logotipo da Polícia Civil são apreendidos durante ação em favela do Rio

Do UOL, no Rio

11/10/2012 12h34

Agentes do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) apreenderam nesta quarta-feira (10) duas picapes caracterizadas com as cores e com o logotipo da Polícia Civil do Rio de Janeiro durante uma ação do morro do Chapadão, em Costa Barros, na zona norte da capital fluminense.

Os veículos eram roubados e estavam com placas clonadas. Há indícios de que os carros seriam utilizados pelos traficantes do Chapadão para resgatar criminosos.

Na semana passada, o chefe do tráfico de drogas no Chapadão, Luiz Ferreira do Nascimento, o "Nando Bacalhau", 32, foi preso pela polícia do Rio em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Traficantes produzem cópias fiéis de carros da polícia no RJ

Embora tenha sido feita de forma amadora --com a utilização de uma espécie de envelope para reproduzir a estética dos veículos da Polícia Civil--, a caracterização fez com que os carros roubados ficassem praticamente idênticos aos veículos utilizados pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica.

Os criminosos chegaram a instalar um sistema giroflex na parte superior das picapes --que emite luzes similares em comparação com os carros da polícia, além do tradicional alerta sonoro. Os veículos apreendidos foram encaminhados para a delegacia da Pavuna (39ª DP).

O morro do Chapadão é uma das favelas nas quais a Polícia Militar realiza, desde quarta-feira (10), uma megaoperação para reprimir o tráfico de drogas --as comunidades de Manguinho, Mandela, Jacarezinho e Varginha, na zona norte, devem iniciar o processo de pacificação já neste fim de semana.

No decorrer da ação na favela situada em Costa Barros, dez homens foram detidos e três menores, apreendidos. Os agentes do Batalhão de Choque também apreenderam quatro motos, 20 camisas idênticas ao uniforme da Polícia Civil e quantidade não informada de drogas e armas.