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Azul retoma operações no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

Avião de carga da companhia aérea Centurion Cargo ficou com trem de pouso destruído após aterrisagem e atrapalhou as operações no aeroporto de Viracopos desde sábado à noite Imagem: Gustavo Magnusson/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

15/10/2012 17h39

O avião que bloqueava a única pista do aeroporto de Viracopos, em Campinas (a 93 km de São Paulo), desde a noite de sábado (13), foi retirado por volta das 16h20 desta segunda-feira (15), segundo a Infraero. Após a retirada, a Azul Linhas Aéreas, que opera cerca de 85% dos voos do terminal, informou que suas operações foram restabelecidas às 17h30 de hoje.

"A companhia está empenhada e reunindo esforços para regularizar sua malha aérea o mais breve possível, reacomodando seus clientes da melhor forma", informa o comunicado.

A companhia aérea ainda informa que, embora as operações em Viracopos tenham sido liberadas, atrasos e cancelamentos ainda poderão ocorrer como consequência do processo de regularização. Por conta disso, a empresa pede aos passageiros para que verifiquem o status de seus voos, antes de se dirigir ao aeroporto.

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Cancelamentos

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) computou, até as 13h30 de hoje (15), o cancelamento de 209 decolagens e 221 pousos no Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos), fechado desde às 19h55 de sábado (13) por causa de um avião de carga, modelo MD-11, da companhia norte-americana Centurion, que teve problemas técnicos na aterrissagem, impossibilitando sua remoção da pista.

De acordo com a Azul, o incidente forçou o cancelamento de 450 voos da empresa, programados até as 17h de hoje.

Fiscais da Fundação Procon de São Paulo estão nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Viracopos (Campinas) para averiguar se os direitos dos consumidores estão sendo respeitados pelas companhias aéreas.

No caso de atrasos de uma hora, o consumidor tem direito a usar canais de comunicação, como internet e telefone; de duas horas, a empresa deve oferecer alimentação adequada; e superior a quatro horas, o consumidor tem direito à acomodação em local adequado, traslado e, se necessário, serviço de hospedagem, além de reacomodação em outro voo próprio ou de outra companhia; Se desejar, o passageiro pode receber o dinheiro da passagem de volta (incluindo as tarifas).

Check-in da TAM

Além de Viracopos, Congonhas também apresentou problemas na manhã de hoje. A Anac oficiou a TAM para que a empresa preste explicações sobre as falhas apresentadas no sistema de check-in. De acordo com a companhia aérea, o sistema utilizado nos procedimentos de embarque sofreu instabilidade do início da manhã até as 8h25, atingindo a empresa em todos os aeroportos onde opera. A instabilidade foi causada por problemas no provedor do sistema Amadeus, que afetaram empresas em todo o mundo.

Desde o início das operações, das 6h até as 15h, 44 voos que partiriam de Congonhas saíram com atraso superior a meia hora (32,1 % do total). Até o momento, apenas quatro voos foram cancelados.

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