Após morte de jovem no Rio, comandante diz que PMs só devem atirar quando têm certeza
Ao comentar a morte do menor Rafael Costa, baleado por engano no domingo (28) durante abordagem policial na zona norte do Rio de Janeiro, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Erir Costa Filho, afirmou que os agentes da corporação "só devem atirar quando há segurança". Segundo o oficial, "a principal missão da corporação é a preservação da vida".
Em nota, Costa Filho classificou como "lamentável" a atitude do sargento Márcio Peres de Oliveira, 36, lotado no 16º BPM (Olaria), que admitiu ter alvejado o veículo da vítima. O policial foi preso e autuado por homicídio doloso (quando há intenção de matar).
Segundo a PM, oito policiais estavam presentes na cena do crime --eles ocupavam dois carros. A polícia informou ainda que o próprio sargento procurou a 22ª DP (Penha), onde confessou ter sido responsável pelos disparos. Ele está detido no BEP (Batalhão Especial Prisional).
Todas as armas utilizadas pelos PMs foram recolhidas para perícia, e o resultado deve sair nos próximos 30 dias. Pelo menos dez pessoas já prestaram depoimento.
O adolescente dirigia o carro da mãe quando um dos pneus do veículo furou em um ponto da estrada do Porto Velho, por volta das 19h. Os PMs associaram o barulho do estouro do pneu a disparos de arma de fogo e atiraram contra a vítima.
Um dos quatro disparos realizados contra o carro --Rafael dirigia escondido, já que o veículo é da mãe-- atingiu o pescoço do jovem, que chegou morto ao hospital.
O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil. Na companhia da vítima estavam outras quatro pessoas: dois irmãos, que prestaram depoimento durante a última madrugada, e dois amigos, dos quais um foi ferido de raspão no ombro.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública ainda não se pronunciou sobre o caso. O corpo de Rafael Costa será enterrado nesta segunda-feira (28), às 16h, no cemitério de Irajá, na zona norte da cidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.