Topo

PF prende cacique e mais cinco índios por porte ilegal de arma em reserva no Paraná

Talita Boros

Do UOL, em Curitiba

07/11/2012 18h16

O cacique Valdir Kokoj dos Santos, da Reserva Indígena Kaigang, de Mangueirinha (a 387 km de Curitiba), no sudoeste do Paraná, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (7) durante a Operação Forte Apache, deflagrada pela Polícia Federal e pela Polícia Militar. Além dele, outros cinco indígenas também foram detidos.

A denúncia partiu do MPF (Ministério Público Federal) e apontava que os líderes mantinham armas de fogo ilegalmente na reserva.
Assim que as investigações comprovaram os indícios, a Justiça Federal de Pato Branco expediu 27 mandados de busca e apreensão, para que os agentes pudessem localizar e apreender o armamento.

Todos foram levados para a sede da Polícia Federal em Guarapuava e devem responder por pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.
Segundo a PF, além das prisões, foram apreendidas cinco espingardas, três revólveres e 46 munições de diversos calibres que estavam com os índios.

Maurício Todeschini, delegado responsável pela operação, afirmou que o cacique e outros indígenas utilizavam as armas para coagir os outros habitantes e manter o controle do local.

A ação contou com 100 policiais federais e de 75 PMs da região, além de um helicóptero que sobrevoou toda a área durante a manhã.

A reportagem do UOL procurou a Funai para comentar o caso, mas ainda não obteve resposta.