Oscar Niemeyer

Fundação diz que Niemeyer fez de sua vida um "dedicado serviço à cultura e às artes"

Yara Aquino

Da Agência Brasil, em Brasília

  • BandNews

    Fundação Oscar Niemeyer, inaugurada no Rio

    Fundação Oscar Niemeyer, inaugurada no Rio

O presidente da Fundação Oscar Niemeyer, Marco Maciel, manifestou hoje (6), em nota, pesar pela morte do arquiteto, que fez de sua vida um "dedicado serviço à cultura e às artes".

"A morte de Niemeyer transcende a perda de um genial arquiteto, fica a ausência de um humanista brilhante, que fez de sua vida um dedicado serviço à cultura e às artes", diz Maciel que está em viagem a Portugal.

Oscar Niemeyer morreu na noite de ontem (5), no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com o auxílio de aparelhos. Ele morreu às 21h55. Niemeyer completaria 105 anos no próximo dias 15.

A Fundação Oscar Niemeyer foi criada em 1988 e, além de reunir o maior acervo bibliográfico e documental sobre o arquiteto, promove atividades permanentes de atendimento a antigos e novos profissionais interessados na divulgação da moderna arquitetura brasileira.

A instituição é um centro de informação e pesquisa voltado para a reflexão e difusão da arquitetura, do urbanismo, design e das artes plásticas para a valorização e preservação da memória e do patrimônio arquitetônico moderno do país. A fundação tem escritórios no Rio de Janeiro e em Brasília.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos