Topo

Após chuvas, São Luís vai tirar moradores de áreas de risco; 270 famílias estão desalojadas

Do UOL, em Maceió

15/02/2013 09h50

A Prefeitura de São Luís informou que vai retirar, de forma imediata, as famílias que vivem e áreas de risco. A decisão foi tomada nessa quinta-feira (14), após reunião de autoridades municipais para discutir os impactos causados pelas fortes chuvas nos últimos dias.

Balanço da Superintendência de Defesa Civil Municipal, apresentado no fim da tarde dessa quinta-feira (14), aponta que pelo menos 270 famílias foram atingidas pela chuva e ficaram desalojadas ao longo da semana. Os dados ainda estão sendo coletados e podem sofrer alterações. Foram computados os afetados nos bairros da Cidade Operária, São Raimundo, Anil, Coroadinho e Cidade Olímpica.

Segundo mapeamento da Defesa Civil, São Luís tem 62 áreas de risco. Além da retirada das famílias, a prefeitura também informou que vai realizar a limpeza e desassoreamento dos canais e fornecer cestas básicas e colchões às famílias que foram atingidas por alagamentos. Todas as medidas serão tomadas de maneira emergencial.

“A maioria dos afetados reside em áreas de invasão, inadequadas para residências. Por isso eles perderam de praticamente tudo. Estamos trabalhando, elaborando relatório de avaliação de perdas. O prefeito vai para definir em breve medidas para retirar as pessoas dessas áreas", disse a superintendente da Defesa Civil de São Luís, Elitânia Barros.

As chuvas causaram vários estragos esta semana em São Luís. No bairro Coroadinho, o desabamento de uma caixa d'água derrubou parte do teto de duas casas nessa quarta-feira. Quatro pessoas ficaram feridas, foram socorridas, mas passam bem.

As chuvas também causaram problemas no Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde a chuva “provocou abalos na estrutura física e causou a infiltração de água nas salas do setor administrativo e na área do laboratório de análises clínicas no térreo do Hospital.” Por conta do problema, o processamento dos exames laboratoriais dos pacientes internados está sendo realizado em outro local.

Plano de contingência

A prefeitura disse que um plano de contingência, que envolve parte das secretarias de governo, será apresentado na próxima semana. "Já temos equipes da Secretaria de Assistência Social trabalhando junto com a Defesa Civil em todas as áreas atingidas. Elas fazem a identificação das famílias para, além de abrigo e alimentação, incluí-las em programas de moradia", disse, em nota, a secretária-adjunta da Assistência Social, Andrea Lauande.

A prefeitura também informou que haverá um aumento na quantidade de máquinas para realizar os trabalhos de limpeza nos locais atingidos. Também foi intensificada as ações preventivas e repressivas para evitar a reincidência dos transtornos ocasionados pela chuva. Uma das metas é a regularização fundiária de áreas consideradas de risco.

Estado

Apesar das chuvas, a Defesa Civil Estadual informou que está monitorando as chuvas e os leitos dos rios, sem registrar problemas. Segundo o órgão, nessa quinta-feira os índices dos rios em todo o Estado são considerados normais.

Além de São Luís, também foram afetados pelas chuvas os municípios de Imperatriz, Caxias, Pinheiro, Bacabal, Pedreiras, Balsas e Estreito. Não há informações sobre desabrigadas em nenhuma cidade maranhense. Todas as cidades estão sendo monitoradas.