Topo

Médica faz palavras cruzadas enquanto pacientes esperam por atendimento em hospital no DF

Edgard Matsuki

Do UOL, em Brasília

21/02/2013 16h06Atualizada em 21/02/2013 19h21

Os pacientes que esperavam atendimento na manhã da última segunda-feira (18) no Hospital Regional de Planaltina (cidade a 40 km de Brasília) se deparavam com uma cena, no mínimo, curiosa. Uma das médicas que deveria fazer a triagem de quem chegava ao local estava se distraindo com palavras cruzadas. A cena foi filmada pela paciente Diana Gomes, que postou o vídeo na internet. 

Diana afirma que chegou ao local às 7h30 da manhã e só foi atendida às 10h30. Na vídeo de cerca de 2 minutos e meio, a médica fica ao lado do vigilante do local fazendo palavras cruzadas de um jornal. Não era possível ver outros pacientes, mas o barulho dava conta que havia muitas pessoas no local. De acordo com Diana, a médica ainda demorou dez minutos para começar a atender os pacientes.

A autora do vídeo diz que a maior surpresa foi ser atendida justamente pela médica que estava jogando na hora do trabalho. “Eu pensava que era alguma enfermeira que estava com o vigilante”, diz. Ela foi ao local por que sofria de fortes dores abdominais. De acordo com ela, a médica lhe receitou soro e a mandou de volta para casa.

O vídeo repercutiu em redes sociais e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal lançou uma nota afirmando que naquela manhã foram atendidas mais de 100 pessoas no hospital, que no vídeo é o segurança que pede auxílio à médica e que a atividade não prejudicou o atendimento. Confira a nota na íntegra:

Sobre o atendimento no Hospital Regional de Planaltina

A Secretaria de Saúde do DF  – SES/DF informa que na segunda-feira (18), três clínicos gerais, incluindo  a médica que aparece no vídeo, estavam escalados na Emergência do Hospital Regional de Planaltina. Das 7h ao meio-dia, período em que  essa médica estava em  atendimento, na Emergência do HRPL, mais de 100 atendimentos foram realizados.  No momento em que a médica aparece no vídeo, foi o instante em que o vigilante pede auxílio à médica, o que não interferiu no trabalho da mesma.

De acordo com a coordenação do hospital, a médica (que não teve o nome revelado) não irá sofrer punições pelo ocorrido. Em um comentários do vídeo no Youtube, uma pessoa xinga a autora pelo vigilante ter perdido o emprego. Porém, a informação não foi confirmada pela coordenação do HRPL ou pela Secretaria de Saúde.