Topo

Polícia Militar ocupa Complexo do Caju e Barreira do Vasco, no Rio; favelas receberão duas UPPs

Do UOL, em São Paulo*

03/03/2013 04h42Atualizada em 03/03/2013 11h10

As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro ocuparam as comunidades do Complexo do Caju e da Barreira do Vasco, na madrugada deste domingo (3). A ação também contou com o Bope, a tropa de elite da polícia carioca. É o início do processo de pacificação das 13 favelas do Complexo do Caju, na zona portuária do Rio. A região vai receber a 31ª e a 32ª UPP do Rio de Janeiro.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio, as forças policiais não dispararam um tiro e levaram 25 minutos para tomar o controle da região. Nenhum incidente grave foi registrado, diz a secretaria. 

Uma BMW branca que seguia em alta velocidade pela avenida Brasil (via que dá acesso ao local) fugiu após avistar o policiamento. A polícia apreendeu até o momento uma espada, 120 tubos de 'cheirinho-da-Loló' (entorpecente de clorofórmio e éter), quatro coletes, uma submetralhadora, uma imitação de espingarda, uma réplica de fuzil, 160 papelotes de maconha, facas e um caderno de anotações do tráfico. 

Estratégia

Por volta das 5h, o Bope entrou no Complexo do Caju através da favela do Parque Alegria (próximo ao cemitério do Caju). Na chegada, policiais em um blindado do tipo “piranha” removeram uma barricada formada por duas pedras grandes.

A Barreira do Vasco foi ocupada em apenas 10 minutos. Desse modo, segundo a PM, a operação seguiu um esquema montado que previa o fechamento das entradas do complexo, em uma espécie de cerco.

Antes mesmo de amanhecer, um helicóptero da polícia fez voos rasantes com o objetivo de intimidar possíveis agressores, enquanto os blindados davam passagem às tropas pelas vielas da região.

 

Raio-x

As comunidades são alguns dos principais redutos do tráfico de drogas do Estado. Segundo o Instituto Pereira Passos (com base no censo do IBGE de 2010), 20.212 mil pessoas vivem na região.

Para a secretaria, o controle das favelas do Complexo de Caju é fundamental para ocupação do Complexo de Maré, outro reduto do tráfico na capital fluminense. Além disso, as autoridades de segurança visam garantir a segurança nas vias pelas quais circularão as pessoas que deverão vir à cidade para acompanhar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. 

Ajuda de moradores

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública pede aos moradores das áreas ocupadas que colaborem, denunciando criminosos e foragidos da Justiça, esconderijos e locais onde possam estar armas, drogas, objetos roubados e produtos ilegais. Os moradores podem ligar para o Disque-Denúncia, 2253-1177, ou para o 190 da PM.

O órgão pede ainda que os moradores andem com documentos de identificação em mãos e que os apresentem, quando solicitados; motoristas e motociclistas deverão mostrar documentos de propriedade de seus veículos e ter a Carteira Nacional de Habilitação em dia. No caso das motos, também será exigido o uso de capacete, segundo a secretaria.

*Com informações de Hanrrikson de Andrade e de Carolina Farias