Topo

Após falha, posto da PF no Galeão, no Rio, volta a emitir passaportes

Carolina Farias

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/03/2013 11h08Atualizada em 12/03/2013 12h02

A falha de um link de comunicação deixou o posto da Polícia Federal do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, sem emitir passaportes por volta de duas horas na manhã desta terça-feira (12). De acordo com a PF, a empresa responsável pela administração do sistema está no terminal para resolver o problema, porém, quem tinha horário marcado pela manhã tem apenas uma possibilidade remota de ser atendido ainda nesta terça. Por volta das 11h50, a PF informou que a emissão dos documentos foi normalizada e que "os requerentes agendados para serem atendidos no período da tarde devem comparecer normalmente no posto para dar continuidade ao processo".

O problema no link afetou a rede de dados da Delegacia de Imigração, o que ocasionou suspensão na emissão e entrega de passaportes, de acordo com a PF. Quem buscou informações e não conseguiu também deve voltar quando o sistema se restabelecer.

Pane em SP e Rio

A última pane no sistema que afetou o Galeão foi no dia 24 de janeiro, quando uma falha em um equipamento da PF em Brasília afetou o sistema de agendamento, emissão e entrega e passaportes em todo o país e abrangeu também o agendamento e o atendimento relacionados ao registro de estrangeiros. Uma tempestade danificou em um equipamento em Brasília.

Na ocasião, os Estados mais afetados haviam sido São Paulo e Rio de Janeiro. Nas duas capitais, a falha foi corrigida pela manhã e o serviço voltou a funcionar no período da tarde.

Diariamente, são emitidos em todos os Estados cerca de 8.000 passaportes.