Topo

MP denuncia por tentativa de homicídio estudante que atropelou ciclista na avenida Paulista

Do UOL, em São Paulo

22/03/2013 01h38Atualizada em 22/03/2013 01h57

O Ministério Público denunciou à Justiça nesta quinta-feira (21) o estudante de psicologia Alex Siwek, 22, por tentativa de homicídio. Ele é suspeito de ter atropelado o ciclista David Santos Souza, 21, na avenida Paulista, região central de São Paulo, no último dia 10. O ciclista teve o braço arrancado no acidente. Após passar 11 dias preso, Alex Siwek ganhou liberdade nesta quinta depois que a Justiça concedeu, de forma liminar, um habeas corpus.  

A denúncia foi encaminhada ao 1º Tribunal do Júri da Capital pela promotora  Maria Beatriz Goi Porto Alves que o acusa de tentativa de homicídio com dolo eventual.

De acordo com a denúncia, o estudante assumiu o risco de provocar a morte do ciclista ao conduzir o veículo "sob influência de álcool, em alta velocidade, ziguezagueando, ingressando em pista fechada ao tráfego de veículos e destinada à ciclovia". 
 
 
Em sua denúncia, a promotora argumentou ainda que, ao deixar o local do acidente sem prestar socorro ao ciclista, o estudante demonstrou "total ausência de compaixão e piedade, de modo que se dele dependesse a vida da vítima, ela certamente estaria morta".
 
Na última terça-feira (19), o Tribunal de Justiça de São Paulo havia negado recurso do Ministério Público para que o estudante respondesse por tentativa de homicídio.
 
O tribunal entendeu que não havia urgência para definir o tipo do crime. Com a negativa do desembargador da 12ª Câmara Criminal do tribunal, Breno Guimarães, fica mantida a decisão de primeira instância, que considerou o caso como sendo de lesão corporal. 
 

O acidente

O acidente ocorreu nas imediações da estação Brigadeiro do metrô, na ciclofaixa sentido Paraíso da avenida Paulista, por volta das 5h30 do dia 10 de março, um domingo.

Nesse horário, a ciclofaixa de lazer da avenida ainda está desativada --o horário de funcionamento da faixa exclusiva para ciclistas é das 7h às 16h, aos domingos e feriados--, mas os cones que a separam das demais já tinham sido colocados.

O motorista fugiu do local levando o braço da vítima no veículo. Posteriormente, jogou o membro no córrego da rua Ricardo Jafet, na zona sul da cidade. À polícia, o motorista disse que o braço da vítima caiu dentro do carro, mas que só percebeu a presença do membro mais tarde.

Depois, Siwek se apresentou ao 3º Batalhão da PM, no bairro da Saúde. Na tentativa de encontrar o braço do ciclista, os policiais refizeram, com Siwek, o trajeto realizado pelo motorista.

No dia 12 de março, foi divulgado que o exame clínico do estudante de psicologia deu negativo para o teste de embriaguez. O exame foi realizado às 11h21 do domingo, dia do acidente. Na ocasião, Siwek se recusou a fazer coleta para exame de sangue ou urina. O estudante havia saído de uma casa noturna e em sua comanda houve o registro de três doses de vodca e um energético.

No entanto, o delegado titular do 5º DP (Aclimação), Carlos Eduardo Silveira Martin, pediu um laudo complementar ao IML (Instituto Médico Legal) para esclarecer se Siwek estava bêbado no momento do acidente. Testemunhas disseram que Alex fazia ziguezagues com o carro pela rua quando atingiu David.