Topo

Ministério da Defesa analisa pedido de ponte provisória para Angra dos Reis

Do UOL, em São Paulo

25/03/2013 16h20

Cerca de 3.000 moradores do bairro Banqueta, em Angra dos Reis (RJ), seguem parcialmente ilhados após fortes chuvas terem provocado o desabamento da ponte da Banqueta na madrugada deste domingo (24). A prefeitura de Angra dos Reis solicitou ao Ministério da Defesa a instalação, pelo exército, de uma ponte metálica provisória. Segundo o subsecretário municipal de Comunicação, Klauber Valente, o pedido passou pelo governo do Estado e está em análise no ministério. "A ponte é vital para a comunidade, que é muito numerosa. Essa seria uma alternativa provisória, já que não há tempo hábil para construção de uma nova ponte", disse Valente.

De acordo com o subsecretário, a ponte da Banqueta tinha 21 anos de existência e ruiu por falta de manutenção. A Defesa Civil de Angra dos Reis diz que a ponte apresentava problemas desde janeiro deste ano e que estava interditada para a passagem de veículos desde o dia 17 de março, quando sua cabeceira veio abaixo.

No momento, a travessia do rio Banqueta é feita apenas por pedestres por uma ponte improvisada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. O rio divide o bairro em duas partes, sendo que o lado mais populoso da comunidade rural conta com acesso à rodovia Rio-Santos. Segundo a Defesa Civil, estavam sendo realizadas obras de recuperação no local antes da estrutura desabar. 

Recursos para obras

A prefeitura de Angra dos Reis diz que conseguiu a liberação por parte do Governo do Estado de R$ 7 milhões para obras de reconstrução de pontes e recapeamento de asfalto. 

Segundo nota da prefeitura, o acordo foi feito após conversa, neste domingo (24), da prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, com o governador Sérgio Cabral e com vice-governador, Luiz Fernando Pezão. A prefeitura diz que já está preparando os documentos necessários e que a verba deverá estar disponível ainda nessa semana. 

Nesta terça-feira (25) Rabha vai até Brasília para se reunir com representantes do Ministério da Integração Nacional e de outros setores em busca de recursos. O município estima em R$ 94 milhões as perdas causadas pelas chuvas registradas na cidade desde o início do ano. 

Queda de barreiras e alagamentos

A chuva que atingiu a região da Costa Verde do Rio de Janeiro na madrugada deste domingo provocou quatro deslizamentos de terra na cidade de Angra dos Reis. A Rio-Santos ficou parcialmente interditada na altura da curva da praia de Monsuaba, devido à queda de barreira.

De acordo com a prefeitura, não há pessoas desalojadas e ninguém ficou ferido. O bairro Bracuhy foi um dos mais atingidos pelos alagamentos. Algumas pessoas tiveram de ser alojadas em uma escola, mas já retornaram às suas casas.

Veja as cidades afetadas pelas chuvas no Rio e em São Paulo

  • Arte/UOL