Topo

Presos são mortos durante a madrugada em penitenciária de São Luís

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

10/04/2013 12h54

Uma suposta briga entre internos, ocorrida na madrugada desta quarta-feira (10) em uma cela do Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, deixou cinco presos mortos – quatro morreram na unidade prisional, e um, enquanto estava sendo socorrido, a caminho do hospital.

Os internos foram encontrados por agentes penitenciários no Bloco C com várias perfurações pelos corpos feitas por espetos. A Sesap informou que foram chamados imediatamente peritos do Icrim (Instituto de Criminalística) para realizarem a perícia da cena dos crimes.

Os corpos foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal) de São Luís para serem necropsiados e liberados para sepultamento. De acordo com a Sesap (Secretaria da Justiça e da Administração Penitenciária), os presos foram detidos no fim de semana por envolvimento em tráfico de drogas, no bairro Santa Isabel.

A PC (Polícia Civil) começou a investigar as circunstâncias das mortes dos cinco presos. Segundo a Sejap, 24 presos que participaram dos assassinatos foram atuados em flagrante por homicídio e estão prestando depoimento no 2º Distrito Policial.

Vingança

Eles devem retornar ao sistema ao final dos interrogatórios. O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, afirmou que a linha de investigação para a morte dos cinco presos é de que teriam sido provocadas por vingança, uma vez que um outro detento que pertencia ao mesmo grupo foi morto na semana passada.

Segundo a polícia, as primeiras informações obtidas dão conta de que as mortes teriam ocorrido por “acerto de contas” devido ao tráfico de drogas. A autoria dos crimes está sendo investigada.