Skinhead que fez foto enforcando morador de rua foi preso por agredir homossexuais
A Polícia Civil de Minas Gerais identificou o jovem que postou foto no Facebook na sexta-feira (5) se identificando como skinhead e enforcando com corrente um morador de rua na Savassi, área nobre de Belo Horizonte. Trata-se de Antônio Donato Baudson Peret, 24, preso quatro vezes por agressões e homofobia. Nos três primeiros casos, Peret assinou termos circunstanciados de ocorrências no Juizado Especial Criminal e não foi condenado à prisão. A última e mais grave agressão do rapaz, porém, lhe rendeu processo criminal, em 2011.
Nesta quarta-feira (10), a delegada Danielle Durães Altaf começou a apurar o caso da foto postada na internet. Na terça-feira (10), o CNDDH (Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua) pediu ao MPE (Ministério Público Estadual) a abertura de uma investigação e, paralelamente, faz suas investigações e procura identificar o morador de rua.
O MPE, por sua vez, informa que “estuda” o teor da representação e irá “adotar as medidas cabíveis”.
Peret retirou a postagem no sábado (6), mas a foto já havia sido espalhada pelas redes sociais. O prédio onde ele mora, no bairro Santo Antônio, zona sul da capital mineira, próximo aos locais onde ocorreram os fatos, amanheceu pichado nesta quarta-feira (5) com a inscrição “nazista”.
A reportagem do UOL não localizou Peret. Informações de vizinhos dão conta de que, ainda no sábado (6), o jovem teria deixado sua casa.
Passagens pela polícia
De acordo com a Polícia Civil, o último caso de Peret aconteceu no feriado de 7 de setembro de 2011, Á época com 23 anos, Peret foi preso com um adolescente de 17 anos por espancar com chutes e soco inglês um casal de homossexuais na Praça da Liberdade, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte.
O skinhead teria chamado uma das vítimas de “gay safado”. Ao dar um golpe de canivete no ombro direito de uma das vítimas, Peret teria dito que não tolerava gays. O processo corre no Juizado Especial da Juventude.
De acordo com a Polícia Civil, com 21 anos, em 5 de janeiro de 2009, o jovem foi preso sob a acusação de agredir com socos um grupo de gays, na Savassi.
Em 15 de abril de 2011, ainda de acordo com a Polícia Civil, Peret e três amigos agrediram com socos na barriga e na boca um adolescente de 16 anos, também na Savassi. O rapaz disse que foi agredido sem motivo.
No outro dia, 16 de abril, Peret foi preso novamente. Dessa vez, por ameaças a homossexuais. De novo, na Savassi.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.