Topo

Skinhead que fez foto enforcando morador de rua foi preso por agredir homossexuais

Muro de prédio onde mora Antônio Donato Baudson Peret, 24, que postou foto no Facebook enforcando um morador de rua, em Belo Horizonte - Carlos Eduardo Cherem/UOL
Muro de prédio onde mora Antônio Donato Baudson Peret, 24, que postou foto no Facebook enforcando um morador de rua, em Belo Horizonte Imagem: Carlos Eduardo Cherem/UOL

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

10/04/2013 20h04

A Polícia Civil de Minas Gerais identificou o jovem que postou foto no Facebook na sexta-feira (5) se identificando como skinhead e enforcando com corrente um morador de rua na Savassi, área nobre de Belo Horizonte. Trata-se de Antônio Donato Baudson Peret, 24, preso quatro vezes por agressões e homofobia. Nos três primeiros casos, Peret assinou termos circunstanciados de ocorrências no Juizado Especial Criminal e não foi condenado à prisão. A última e mais grave agressão do rapaz, porém, lhe rendeu processo criminal, em 2011.

Nesta quarta-feira (10), a delegada Danielle Durães Altaf começou a apurar o caso da foto postada na internet. Na terça-feira (10), o CNDDH (Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua) pediu ao MPE (Ministério Público Estadual) a abertura de uma investigação e, paralelamente, faz suas investigações e procura identificar o morador de rua.

O MPE, por sua vez, informa que “estuda” o teor da representação e irá “adotar as medidas cabíveis”.

MP apura agressão contra morador de rua

  • Skinhead tenta enforcar homem com corrente

Peret retirou a postagem no sábado (6), mas a foto já havia sido espalhada pelas redes sociais. O prédio onde ele mora, no bairro Santo Antônio, zona sul da capital mineira, próximo aos locais onde ocorreram os fatos, amanheceu pichado nesta quarta-feira (5) com a inscrição “nazista”.

A reportagem do UOL não localizou Peret. Informações de vizinhos dão conta de que, ainda no sábado (6), o jovem teria deixado sua casa.

Passagens pela polícia

De acordo com a Polícia Civil, o último caso de Peret aconteceu no feriado de 7 de setembro de 2011, Á época com 23 anos, Peret foi preso com um adolescente de 17 anos por espancar com chutes e soco inglês um casal de homossexuais na Praça da Liberdade, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte.

O skinhead teria chamado uma das vítimas de “gay safado”. Ao dar um golpe de canivete no ombro direito de uma das vítimas, Peret teria dito que não tolerava gays. O processo corre no Juizado Especial da Juventude.

De acordo com a Polícia Civil, com 21 anos, em 5 de janeiro de 2009, o jovem foi preso sob a acusação de agredir com socos um grupo de gays, na Savassi.

Em 15 de abril de 2011, ainda de acordo com a Polícia Civil, Peret e três amigos agrediram com socos na barriga e na boca um adolescente de 16 anos, também na Savassi. O rapaz disse que foi agredido sem motivo.

No outro dia, 16 de abril, Peret foi preso novamente. Dessa vez, por ameaças a homossexuais. De novo, na Savassi.