Topo

Vídeo feito pela polícia do Rio mostra agentes forjando auto de resistência

Do UOL, em São Paulo

11/05/2013 14h39

Um vídeo feito pela própria Polícia Civil durante operação na região de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, mostra os agentes mexendo em uma cena de crime e mudando cadáveres de lugar para forjar auto de resistência.

Ao que parece, a parte que mais incrimina os policiais foi gravada sem querer, como mostra parte da filmagem em que um dos homens pede para que o outro desligue a câmera que está acoplada a seu capacete –o que não aconteceu.

As imagens feitas na Favela do Rola, veiculadas pelo site do jornal “Extra”, foram feitas por duas câmeras. Uma estava em um helicóptero e a outra afixada ao capacete de um dos policiais. A operação, em uma área densamente povoada, ocorreu no dia 16 de agosto de 2012, com direito a farta distribuição de tiros desde uma das duas aeronaves usadas na ação.

Uma vítima é encontrada em uma casa vizinha e desarmada é deslocada pelos policiais para o bar onde estão outros suspeitos mortos, o que mostra uma clara obstrução do trabalho da perícia para apurar como aconteceram as mortes.

Em resposta ao "Extra", a Polícia Civil do Rio divulgou nota em que afirma que há um inquérito em andamento para investigar os homicídios e que testemunhas ouvidas confirmaram que houve confronto entre policiais e traficantes.