Topo

Morre no Sul agricultor que viajou 50 km com serra elétrica na barriga

Steinmedc cortava lenha em casa, em Campina das Missões (RS), quando ocorreu o acidente - Divulgação / Hospital Vida & Saúde
Steinmedc cortava lenha em casa, em Campina das Missões (RS), quando ocorreu o acidente Imagem: Divulgação / Hospital Vida & Saúde

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

15/06/2013 11h57

Morreu na madrugada deste sábado (15) na cidade gaúcha de Santa Rosa (a 495 km de Porto Alegre), na região noroeste do Estado, o agricultor Gregório Steinmetz, 56, que, na última segunda-feira (10), teve de viajar por 50 quilômetros com uma serra elétrica circular cravada no abdome.

Steinmetz havia se acidentado em casa enquanto cortava lenha, na cidade vizinha de Campina das Missões, e foi socorrido e transferido de ambulância para o hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa. A cirurgia para retirada do equipamento foi bem-sucedida. Entretanto, devido ao histórico de saúde do agricultor, houve uma piora que o levou à UTI. 
 
Conforme o hospital, Steinmetz morreu às 4h15 deste sábado depois de um choque séptico (infecção), devido ao infarto mesentérico do intestino. Este problema ocorreu em função de uma arritmia cardíaca na última quarta-feira. O paciente também era hipertenso e transplantado de rim. 
 
No dia do acidente com a serra, Steinmetz foi atendido pela mulher, Frida Maria Steinmedc, que convenceu o marido a não arrancar a máquina do corpo. Ele foi atendido no pequeno hospital do município, mas encaminhado ao Vida e Saúde. Por todo o trajeto, uma enfermeira viajou segurando a serra para evitar que a lâmina se movimentasse e ampliasse o ferimento.    
 
A operação em Steinmedc durou duas horas e meia. "A cirurgia foi um sucesso, e o paciente está tendo uma recuperação satisfatória", disse na quarta-feira o médico Maurício Romano. Segundo ele, a lâmina, que fez um corte de dez centímetros em seu abdome, não atingiu nenhum órgão vital. Ainda assim, ele não resistiu.