Topo

Manifestantes dizem só sair da frente da casa de Cabral com explicações sobre gastos da Copa

Desde sexta-feira (21), os manifestantes estão em acampamento no Leblon (Rio) - Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Desde sexta-feira (21), os manifestantes estão em acampamento no Leblon (Rio) Imagem: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Da Agência Brasil, no Rio

25/06/2013 13h58

Cerca de 20 pessoas, a maioria estudantes, segue acampada próximo ao prédio onde mora o governador do Rio, Sérgio Cabral, na esquina da Avenida Delfim Moreira com a Rua Aristides Espíndola, no Leblon, zona sul da cidade. Segundo os manifestantes, o protesto, que começou no fim da tarde da última sexta-feira (21), só vai terminar quando o governador der explicações sobre os gastos com a Copa do Mundo e o transporte público.

LEIA MAIS

Dilma quer plebiscito que autorize Constituinte para reforma política. Veja as cinco propostas apresentadas por ela
Análise: Currículo de políticos que participarão de eventual Constituinte é tão ou mais importante que o plebiscito
Pesquisa: Maioria não crê em políticos e considera PM "muito violenta" em protestos
Constituinte ‘de um tema só’ e convocação via plebiscito são inéditas no país
"As pessoas se reúnem não para ouvir um líder, mas para extravasar", diz jurista
País teve protesto em 438 municípios de todos os Estados, diz Confederação Nacional de Municípios

Policiais do 23º Batalhão da PM (Polícia Militar) continuam com o esquema de segurança, isolando todo o quarteirão. Quatro viaturas da PM permanecem no local. Guardas municipais e agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) auxiliam o trânsito na região.

O grupo está acampado em cinco barracas e recebe doações de água e alimentos dos moradores. Alguns motoristas que passam pelo local buzinam e gritam palavras de apoio aos manifestantes. De acordo com um integrante do grupo que não quis se identificar, uma pauta de reivindicações foi elaborada e será entregue ao governador.

"Temos recebido o apoio de moradores e até dos policiais. Estamos aqui de forma pacífica. Queremos o debate, a discussão de ideias. É uma pena termos que ficar aqui até agora sem receber uma única satisfação por parte do governo", disse o manifestante.

O grupo espera receber também o apoio de moradores da favela da Rocinha, que farão um protesto no fim da tarde e prometeram se juntar ao grupo que está próximo à casa do governador.

A única ocorrência policial registrada durante o protesto foi a prisão de um motorista que avançou o bloqueio da CET no último sábado (22). Ele foi levado para a delegacia do Leblon e preso por embriaguez ao volante e injúria por preconceito. O homem foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal, mas se recusou a fazer exame de verificação de embriaguez. Ele pagou fiança e foi liberado.