Topo

PM compra canhão d'água para conter distúrbios durante manifestações no Rio

O brucutu, apelido dado ao veículo durante a ditadura militar, chegou ao quartel do Batalhão de Choque sob escolta - Roberto Moreyra/Extra/Agência O Globo
O brucutu, apelido dado ao veículo durante a ditadura militar, chegou ao quartel do Batalhão de Choque sob escolta Imagem: Roberto Moreyra/Extra/Agência O Globo

Do UOL, no Rio

25/06/2013 14h28

A Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou nesta terça-feira (25) a aquisição de um canhão d'água, equipamento conhecido como "brucutu", para reforçar a atuação do BPChoque (Batalhão de Choque) no controle de distúrbios civis. A tropa tem sido frequentemente acionada em face da recente onda de manifestações pela cidade.

Mapa dos protestos

  • Clique no mapa e veja onde aconteceram os principais protestos no Brasi até agora

O equipamento consiste em uma espécie de caminhão-pipa, dotado de um propulsor de água que emite jatos com forte pressão. O canhão tem sido constantemente utilizado pela polícia turca nos protestos contra o o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, que ocorrem desde o dia 31 de maio.

LEIA MAIS

Dilma quer plebiscito que autorize Constituinte para reforma política. Veja as cinco propostas apresentadas por ela
Análise: Currículo de políticos que participarão de eventual Constituinte é tão ou mais importante que o plebiscito
Pesquisa: Maioria não crê em políticos e considera PM "muito violenta" em protestos
Constituinte ‘de um tema só’ e convocação via plebiscito são inéditas no país
"As pessoas se reúnem não para ouvir um líder, mas para extravasar", diz jurista
País teve protesto em 438 municípios de todos os Estados, diz Confederação Nacional de Municípios

O brucutu, apelido dado ao veículo durante a ditadura militar, chegou ao quartel do Batalhão de Choque sob escolta, nesta segunda-feira (24). A assessoria da PM não divulgou os detalhes do modelo, do fornecedor e do valor pago pela corporação.

Manifestação pacífica

Por cerca de três horas, mais de mil pessoas marcharam pela avenida Rio Branco, entre a Candelária e a Cinelândia, nesta segunda-feira (24), no centro do Rio de Janeiro. Elas protestavam contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público e situação dos fundos de pensão de empresas que foram extintas, como a Vasp, a Varig e a Transbrasil, além de pedir a cassação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), o fim do voto obrigatório e a investigação dos gastos com a Copa.

Pela primeira vez desde que começaram os tumultos em protestos na cidade, no último dia 10, o Rio de Janeiro teve uma manifestação pacífica, sem registros de vandalismo ou confronto entre manifestantes e a polícia.

Durante a manifestação, um homem chegou a ser detido por suspeita de roubar um iPhone. Ele foi contido por manifestantes, que tentaram linchá-lo. A PM, no entanto, interveio e levou o suspeito para a 5ª DP (Gomes Freire).

Cerca de 70 policiais militares acompanharam a passeata. Outros PMs cercaram os prédios da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) e do Theatro Municipal.

Todo o comércio na avenida Rio Branco e nas ruas transversais fechou as portas mais cedo. Algumas lojas e agências bancárias protegeram suas fachadas com tapumes de madeira e até chapas de aço.

Vários manifestantes gritaram palavras de ordem como "sem violência" e contra a corrupção e chegaram a cantar o Hino Nacional sete vezes, um dos poucos consensos entre o grupo sui generis reunido na Rio Branco nesta noite. A diversidade podia ser vista nos cartazes. Dizeres como "Corrupção crime hediondo", "Fora Cabral e Paes" e "O gigante acordou" conviviam com "These is Sparta", "Pelo fim da pizza", "Legalize Já" e "Colocaram menthos na geração Coca-Cola".

Durante a caminhada, muitos manifestantes colocaram máscaras ou cobriram o rosto e gritaram palavras de ordem contra Pelé e Ronaldo, mas todos foram revistados pela PM e foi solicitado que deixassem o rosto à mostra. Alguns soltaram rojões na avenida e foram vaiados pelos demais, que gritavam "sem violência" e "sem vandalismo".

Entidades que lideraram os protestos anteriores, como o Fórum de Lutas contra o Aumento da Passagem, não participaram do ato desta segunda, divulgado na internet pelos grupos Nova Era Brasileira e UCC.