Topo

Marcha para Jesus provoca mudanças no trânsito de SP neste sábado

Marivaldo Carvalho

Do UOL, em São Paulo

29/06/2013 06h00Atualizada em 29/06/2013 11h09

Acontece neste sábado (29), em São Paulo, a 21ª edição da Marcha Para Jesus, que tem como tema neste ano "Novo Tempo”. Os participantes, que se concentraram em frente ao metrô Luz, seguem para a praça Heróis da FEB, em Santana, na zona norte da cidade, onde ocorrem os shows.

A Marcha para Jesus realizada no ano passado reuniu cerca de 1,2 milhão de pessoas, segundo balanço da Polícia Militar. Este ano, a marcha conta com a participação do pastor Marco Feliciano, entre outros representantes de grupos evangélicos.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai montar um esquema especial e o motorista deve evitar a região e seguir por vias alternativas.

No local, será montada uma megaestrutura para a apresentação de várias bandas e grupos da música gospel, como Renascer Praise, Diante do Trono, Aline Barros, Ao Cubo, Inesquecível, Asaph Hernandes, Davi Sacer, Regis Danese, Mariana Valadão, André Valadão, Cassiane, Thalles Roberto, Marcelo Aguiar, Fernandinho, entre outros.

Presidida pelo apóstolo Estevam Hernandes, a Marcha Para Jesus é um evento que reúne todas as igrejas cristãs e é aberta a toda a população. “A verdade da marcha é que ela representa a união, a comunhão de todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo como filho de Deus. Ela representa nosso desejo de expressar essa fé e declarar a bênção do Senhor sobre nosso país”, afirma Hernandes.

A Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial do país desde setembro de 2009, quando a lei federal 12.025 foi sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A organização também disponibiliza um ambulatório com profissionais da área de saúde. Em 2012, foram mais de 200 pessoas divididas entre médicos e enfermeiros. Este ano, a organização contará ainda com 10 ambulâncias. Além disso, preocupada com a acessibilidade de pessoas com deficiências, o evento terá um local exclusivo para pessoas com deficiências físicas e auditivas.

Saiba mais

A marcha chegou ao Brasil em 1993 por intermédio do Apóstolo Estevam Hernandes, líder da Igreja Renascer em Cristo e que hoje é o presidente do evento no Brasil. Naquele ano, a marcha saiu da avenida Paulista, seguiu em direção à avenida Brigadeiro Luís Antônio e chegou ao Anhangabaú para a concentração.

Alguns anos depois, cerca de 10 milhões de pessoas de mais de 170 países já marcharam para celebrar o nome de Jesus Cristo em diferentes regiões do Brasil e do mundo. Cidadãos de diversas religiões, idade e raças saíram às ruas em países como Argentina, Canadá, Colômbia, Cuba, EUA, Finlândia, França, Itália, Japão, Moçambique, Rússia, entre outros. Em outubro deste ano, a archa chegará pela primeira vez a Israel.

Veja o trajeto da Marcha para Jesus de São Paulo

Fique atento aos bloqueios

CET vai monitorar o tráfego nas vias do Bom Retiro, na região central, e de Santana, na zona norte, das 21h desta sexta-feira (28) às 3h do domingo (30), para realização dos shows.

A pista local da avenida Tiradentes, sentido aeroporto, será interditada a partir das 6h de sábado (29), entre a rua dos Bandeirantes e a rua Mauá; e, a partir das 9h, a pista expressa será bloqueada, entre a avenida do Estado e o túnel Tom Jobim.

A pista central da avenida Santos Dumont, sentido praça Campo de Bagatelle, terá seu trânsito desviado para a pista local em direção à marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, a partir das 9h30 de sábado (29).

O tráfego no sentido norte-sul será desviado pela avenida Braz Leme, seguindo pelas avenidas Rudge, Rio Branco e Rótula Central, ou para quem se destina à zona sul, pelas avenidas Abraão Ribeiro e Pacaembu. No sentido sul-norte, o motorista deve seguir pela pista local do eixo, até a avenida Tiradentes, rua Pedro Vicente e avenida Cruzeiro do Sul.

O terminal Armênia será desativado no sábado (29) das 10h às 14h, e as linhas de ônibus serão desviadas para a ponte da Vila Guilherme, seguindo pela avenida Bom Jardim, ruas Araguaia, Canindé, Olarias e Pedro Vicente, e avenida Cruzeiro do Sul.

A praça Heróis da FEB e a avenida Santos Dumont, ambos os sentidos, serão bloqueadas no trecho entre a avenida Braz Leme e a rua Santa Eulália das 23h desta sexta-feira (28) às 23h de sábado (29). No sábado (29), a partir das 6h, a área de bloqueio será ampliada até a praça Campo de Bagatelle; a avenida Olavo Fontoura, entre a praça Campo de Bagatelle e rua Professor Milton Rodrigues, também será bloqueada, das 9h30 às 15h do sábado (29).
 
Os ônibus deverão estacionar nos locais pré-determinados da região central e no estacionamento na avenida Olavo Fontoura, 1.500 A e B (estacionamento da Aeronáutica), em áreas de estacionamento permitido. Deverão ser obedecidas as orientações dos agentes de trânsito que estarão monitorando os estacionamentos.

Itinerário das linhas

Em função deste evento, a SPTrans, empresa que gerencia o transporte público em São Paulo, vai alterar o itinerário de 23 linhas que trafegam na região.

A concentração para a marcha será na praça da Luz, avenida Tiradentes entre o parque da Luz e a rua dos Bandeirantes, deslocando-se até a praça Heróis da FEB, passando pela avenida Santos Dumont e praça Campo de Bagatelle.

O serviço Atende vai contar com oito vans com partidas a partir da estação do Metrô Portuguesa-Tietê até a praça Campo de Bagatelle e ao lado do palco na praça Heróis da FEB, oferecendo transporte gratuito para gestantes, idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade em geral.

Para saber sobre a mudança nos itinerários das linhas de ônibus basta consultar no site da SPTrans ou ligar no telefone 156.