Topo

Saiba como vai funcionar o transporte público durante a Jornada

As linhas Praça Arariboia e Praça 15 das barcas tiveram os horários ampliados - Erbs Jr./Frame/Estadão Conteúdo
As linhas Praça Arariboia e Praça 15 das barcas tiveram os horários ampliados Imagem: Erbs Jr./Frame/Estadão Conteúdo

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

19/07/2013 09h36Atualizada em 19/07/2013 13h13

Durante a Jornada Mundial da Juventude, parte do sistema de transporte público do Rio de Janeiro irá funcionar de forma diferente, principalmente por causa dos feriados decretados pela prefeitura nos dias 23, 25, 26 e 29 de julho a fim de facilitar o trânsito dos peregrinos pela cidade. Nos dias 25 e 26, foi decretado feriado integral. Já no dia 23 de julho, o feriado será a partir das 16h, para facilitar a chegada dos peregrinos a Copacabana, na zona sul da cidade. No dia 29 de julho, o feriado foi decretado até as 12h para facilitar a saída dos ônibus do Rio.

A Jornada acontece entre os dias 23 e 28 de julho e conta com a presença do papa Francisco em sua primeira viagem internacional desde que foi anunciado como novo pontífice. Veja como será o funcionamento de metrô, barcas e trens durante a semana.

Metrô

Nos dias 25 e 26, o metrô irá funcionar com um sistema de horário escalonado e começa a operação às 7h por causa dos feriados. Entre as 7h e as 12h, o funcionamento será normal. Quem precisar usar o metrô das 12h às 5h do dia seguinte, terá que comprar cartões antecipados de ida e volta com faixas de horário para o uso.

Os cartões serão vendidos exclusivamente de forma antecipada e podem ser adquiridos até o dia 24 nas estações Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória por R$ 3,20 o trecho. A ida funciona entre 12h e 19h em sete faixas de horário; a volta entre 19h e 5h, sem a necessidade de optar por um horário.

Os desembarques serão feitos em estações diferenciadas, de acordo com a linha. Os trens da Linha 1 não pararão na estação Botafogo, de uso exclusivo para o desembarque da Linha 2. Os usuários da Linha 1 deverão desembarcar nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos. As estações Botafogo e Cardeal Arcoverde ficarão fechadas para embarque. Os usuários que desejarem sair de Copacabana terão que embarcar na estação Siqueira Campos.

As linhas de metrô de superfície e as integrações expressas, por sua vez, funcionam apenas até às 12h.

As pessoas de fora do Rio que quiserem comprar os cartões podem fazer a reserva pelo site do metrô. Destinada a grupos, essa modalidade exige a compra mínima de dez cartões. Os pedidos precisam ser enviados no máximo até esta sexta-feira (19).

Barcas

As barcas também terão funcionamento especial. Nos dias 25 e 26, por conta do feriado, e no fim de semana de 27 e 28, as linhas Cocotá e Charitas não irão funcionar. Já as linhas Praça Arariboia e Praça 15 tiveram os horários ampliados. É possível consultar os intervalos no site das barcas.

Trens

No dia 23, os trens da Supervia farão viagens adicionais entre 22h e 1h, com partidas da Central do Brasil para todos os ramais em função da Missa de Abertura, em Copacabana. No dia 24, o funcionamento é normal. Nos dias 25 e 26 o sistema irá funcionar 24 horas, com a estação Central aberta para embarque e as demais estações apenas para desembarque.

No dia 27, o ramal Santa Cruz, mais próximo ao Campus Fidei, onde acontece a vigília e a missa de encerramento do evento com o papa, irá funcionar 24 horas. As estações Central do Brasil, São Cristóvão, São Francisco Xavier, Silva Freire, Engenho de Dentro, Cascadura, Madureira, Deodoro, Magalhães Bastos, Realengo, Bangu, Campo Grande, Paciência e Santa Cruz também estarão abertas para embarque e desembarque.

No dia 28, o sistema também irá funcionar 24 horas. Após a missa de encerramento com o pontífice, os trens devem circular com intervalos de nove minutos no ramal Santa Cruz.

Ônibus

Os ônibus funcionarão normalmente, à exceção dos pontos da cidade que terão o tráfego interrompido por conta dos eventos da Jornada. A maior mudança é no sistema de BRT. A partir da 0h do dia 27, o BRT Transoeste irá operar fazendo o serviço direto Alvorada X Recreio Shopping em função dos romeiros que irão fazer a peregrinação até o Campus Fidei.

Nos dias 25 e 26, a partir das 12h, quem for até Copacabana de ônibus deve descer em bolsões organizados pela prefeitura na enseada de Botafogo e na rua Prudente de Morais, em Ipanema, e caminhar até a praia. Nestes dias também será disponibilizada uma linha de ônibus especial com destino a Copacabana para os peregrinos que chegarem ao Rio pela rodoviária Novo Rio. 

No dia 27, a prefeitura orienta aqueles que desejarem ir até o Campus Fidei de ônibus a utilizarem o sistema de BRT, a partir da ligação Alvorada – Recreio Shopping, desembarcando na estação Recreio Shopping. Da estação em diante, a única forma de chegar a Guaratiba para os não-moradores é caminhando 13 km pela avenida das Américas, túnel da Grota Funda,  avenida Dom João 6º e estrada da Matriz. No dia 28, também é recomendado o uso da ligação Alvorada – Recreio Shopping.

Táxi

Funcionarão em sistema de bandeira 2, com restrição de horário em Copacabana nos dias 25 e 26 de julho e em Guaratiba nos dias 27 e 28 de julho.

Mais Cotidiano