Topo

Papa pede que fiéis em Aparecida (SP) rezem por ele e diz que volta em 2017

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em Aparecida (SP)

24/07/2013 12h51

Após o término da celebração da missa no Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, no início da tarde desta quarta-feira (24), o papa Francisco saiu à tribuna do templo, abençoou os fiéis que se encontravam no local e pediu que rezassem por ele. "Quero pedir um favor, com jeitinho: rezem por mim", afirmou Francisco, acrescentando que deve voltar ao Brasil em 2017.

A volta do papa ao Brasil daqui a quatro anos coincidiria com a comemoração dos 300 anos desde que a estátua de Nossa Senhora apareceu na rede de pescadores no rio Paraíba, em 1717, e passou a ser venerada como Nossa Senhora Aparecida.    

Francisco proferiu a benção em espanhol e avisou: "Eu não falo brasileiro". Depois, complementou: "Muito obrigado, de coração, de todo meu coração. Que a Nossa Senhora Aparecida os abençoe, que abençoe sua família, que abençoe seus filhos, que abençoe seus pais e que abençoe a pátria".

Missa

Na missa celebrada hoje, Francisco disse que o dinheiro, o poder, o sucesso e o prazer são "ídolos passageiros". "É verdade que hoje mais ou menos todas as pessoas e também os nossos jovens experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de deus e parecem dar esperança: dinheiro, poder, sucesso e prazer. Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros", afirmou o pontífice.

Essa é a primeira missa aberta ao público celebrada pelo papa no Brasil. Ontem, ele rezou uma missa privada para cardeais e freiras na residência Assunção, no Rio, onde está hospedado. Ele chegou ao Rio de Janeiro na última segunda-feira (22) e deve retornar ao Vaticano no próximo domingo (28).

O papa Francisco chegou por volta das 10h35 ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. No ambiente conhecido como Capela dos 12 Apóstolos, ele venerou a imagem de Nossa Senhora. Essa é a primeira vez que um papa entra na sala e faz esta oração. A imagem venerada foi encontrada no rio Paraíba em 1717 e fica exposta em uma caixa de vidro blindado.

Na oração, o papa pediu pelos jovens e pela Jornada Mundial da Juventude. Ele também pediu que Nossa Senhora acompanhe e que os devotos dela, principalmente nos momentos mais difíceis. Ao final, depositou flores junto à imagem.

Fábrica de hóstias trabalha até domingo para atender Jornada

Para Francisco, é necessária uma "visão positiva da realidade" apara auxiliar os jovens a encontrarem seu caminho. "Eles [jovens] são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. Eles precisam que lhes sejam propostos valores imateriais, que são o coração de um povo", afirmou.

O papa disse ainda que o cristão não pode ter "cara de luto". "O cristão é alegre, nunca está triste. Deus nos acompanha. Temos uma mãe que sempre intercede pela vida de seus filhos", disse o pontífice. "Jesus nos mostrou que a face de Deus é a de um pai que nos ama. O pecado e a morte foram derrotados. O cristão não pode ser pessimista, não pode ter cara de luto."

Apaixonados por Cristo

Ainda durante a homilia, o papa afirmou que estar "apaixonado por Cristo" enche o coração dos critãos de alegria. "Se estivermos verdadeiramente apaixonados por Cristo e sentirmos que ele nos ama, o coração se encherá de alegria e contagiará quem está do nosso lado. Nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser. O faremos com esperança, confiantes na surpresa de Deus e cheios de alegria. Assim seja", disse Francisco ao encerrar sua reflexão.

A visita a Aparecida foi um pedido pessoal do papa, devoto de Maria. O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi inaugurado em 1980 pelo papa João Paulo 2º, o primeiro sumo pontífice a pisar em solo brasileiro. Em 2007, recebeu a visita de Bento 16.

A missa foi celebrada dentro do Santuário para 15 mil fiéis, e não no pátio externo, para 250 mil --o Vaticano assim determinou alegando razões de segurança. Dos 15 mil que puderam acompanhar a missa no interior da igreja, cerca de 3.000 são convidados, autoridades e religiosos. As outras 12 mil pessoas tiveram de madrugar para tentar conseguir um lugar. Todos tiveram de passar pelo detector de metais.

Veja o resumo do 2º dia do papa e da Jornada Mundial da Juventude