Topo

Trânsito: São Paulo registra o maior congestionamento da história

Marivaldo Carvalho

Do UOL, em São Paulo

26/07/2013 18h15Atualizada em 26/07/2013 21h37

Por volta das 19h30 desta sexta-feira (26), o motorista que trafegava na cidade de São Paulo chegou a enfrentar 300 km de filas, índice acima da média para o horário, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O cálculo é feito a partir da média entre o número mais alto e o mais baixo das medições realizadas a cada 30 minutos. No horário, esse registro ficou entre 144 km e 202 km, muito abaixo dos 300 km sentidos pelo motorista. A lentidão de hoje é reflexo de um acidente ocorrido mais cedo no viaduto Alberto Badra, na zona leste, que ainda interdita a faixa da direita, sentido Itaquera. 

Recorde histórico

Este é o maior congestionamento da história, desde 1980, quando a companhia passou a monitorar as ruas da cidade. Segundo a CET, além do bloqueio no viaduto, o fim das férias escolares e a garoa fina contribuíram para a lentidão.   

Já por volta das 21h30, a cidade tinha 64 km de vias congestionadas. Nesse horário, o instituto já não faz mais a medição.

Apenas na marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, o motorista encontrava o trânsito travado com 16,8 km de vias congestionadas. Quem seguia pela pista expressa encontrava 8,8 km de filas, da ponte Júlio de Mesquita Neto até a ponte Vila Maria. Na pista local o motorista também enfrentava 8,8 km de lentidão.     

Quem seguia pela pista expressa da marginal Pinheiros, sentido Interlagos, pegava 1,1 km de filas, da ponte Ary Torres até a ponte Nova Morumbi.

Pelo corredor norte-sul, sentido Santana, o motorista enfrentava 2,4 km de filas, do complexo viário João Jorge Saad, o cebolinha, até o viaduto Santa Generosa.

Paulista bloqueada

Por volta das 21h30, um protesto com cerca de 300 manifestantes do movimento Caras Pretas interditava todas as faixas da avenida Paulista, sentido Consolação, na altura da praça Oswaldo Cruz. Às 19h30, os manifestantes bloquearam ambos os sentidos da av. 23 de Maio, na altura do viaduto Paraíso. Por volta das 20h, apenas as faixas em direção a Santana estão fechadas.

Segundo a Polícia Militar, o protesto, que começou na avenida Paulista, é contra a repressão da polícia no Rio de Janeiro.

Segundo a PM, alguns manifestantes picharam e depredaram a agência do banco Itaú na altura do 1.159 da av. Paulista. Até as 19h30, ninguém havia sido detido.  

Acidente

Um acidente por volta das 17h35, com vítima, envolvendo carro e moto, na avenida Salim Farah Maluf, zona leste, sentido Vila Prudente, na altura da avenida Vila Ema, ocupava a faixa da direita da via.     

Rodízio

Por conta do rodízio municipal, não circulam no centro expandido de São Paulo na segunda-feira não circularão os carros com placas finais 1 e 2, entre 7h e 10h e das 17h às 20h.