Topo

Duas pessoas são baleadas em calourada da Universidade Federal de Juiz de Fora

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

04/08/2013 13h04

Um menino de 15 anos e um homem de 26 foram baleados na madrugada deste sábado (3) no campus da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) durante calourada da instituição. A PM (Polícia Militar de Minas Gerais) não informou os nomes das vítimas ou o número de pessoas no evento.

Segundo a corporação, houve muito tumulto durante os shows, e turmas de adolescentes da cidade brigaram. Mas ainda não se sabe exatamente o que aconteceu. De acordo com a PM, o caso será investigado pela Polícia Civil da região.

O adolescente, que levou um tiro na perna, foi levado para o Pronto Socorro Municipal de Juiz de Fora, atendido e liberado. O homem, porém, teve perfuração no abdome, fez uma cirurgia, e seu estado de saúde é considerado estável.

A festa de recepção aos calouros, na praça Cívica, com shows dos grupos Detonautas Roque Clube, Só Parênt, Babylon Brasil e DJ Célio Negrão, foi a primeira permitida na universidade após portaria da reitoria proibindo festas no campus, em 19 de abril do ano passado.

A decisão havia sido tomada cinco dias depois de um estupro ser registrado durante a calourada no Instituto de Artes e Design da UFJF. Uma adolescente de 17 anos teria sido violentada na festa. Somente no dia 9 do mês passado o Conselho Superior da Universidade aprovou resolução que liberou e regulamentou as festas em cinco locais do campus, entre eles a praça Cívica.

Por meio de nota, a UFJF lamentou o episódio e disse que vau apurar se o ocorrido teve ligação com alguma possível falha na realização do evento. "A princípio, todos os planos de execução, solicitados pela nova portaria, foram cumpridos pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes), organizador da calourada, como contratação de seguranças e cercamento da área do evento”, diz o documento.

A reportagem do UOL não localizou representantes do DCE para comentar o episódio.