Protesto em frente ao prédio da Rede Globo no Rio tem confronto entre PMs e black blocs

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

  • Fernando Maia/UOL

    Policial militar usa spray de pimenta contra manifestantes na frente do prédio da "Rede Globo", no Rio

    Policial militar usa spray de pimenta contra manifestantes na frente do prédio da "Rede Globo", no Rio

Policiais militares e manifestantes encapuzados, conhecidos como black blocs, entraram em confronto durante uma manifestação contra a TV Globo, na noite desta quarta-feira (7), na frente do prédio da emissora, no Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro.

Os jovens bloqueavam a rua Jardim Botânico, na altura da rua Pacheco Leão, quando a PM tentou dispersá-los com uso de gás de pimenta. Houve correria e um manifestante, identificado como Rafael Guimarães Damasceno, 20, acabou sendo detido.

Ele foi encaminhado para a delegacia da área. Pelo menos 20 manifestantes, ficaram na frente do DP até ter a garantia de que o rapaz seria libertado, o que ocorreu por volta das 19h. No momento, os manifestantes seguem no sentido Gávea.

Segundo o policial militar que efetuou a prisão, Damasceno cometeu dois delitos: obstrução de via e desobediência a ordem policial.

Cerca de cem policiais militares fazem a segurança na frente do prédio da TV Globo. Não há presença de agentes da Tropa de Choque no local, porém o oficial que comanda a guarnição informou que não está descartada a possibilidade de pedir reforço "se houver uma tentativa de invasão".

Protestos no Rio de Janeiro
Protestos no Rio de Janeiro

O protesto contra a emissora foi marcado pelo Facebook, e há, no total, aproximadamente 40 manifestantes --a maioria formada pelos black blocs. 

Os manifestantes prometem acampar na frente do prédio da TV Globo, a exemplo do movimento "Ocupa Cabral", pelo qual jovens estão acampados na rua onde mora o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos