Topo

Com medo da polícia, família de Amarildo vive em casa na Rocinha com 17 pessoas

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

26/08/2013 06h00

Com medo da polícia, a mulher do pedreiro Amarildo de Souza, visto pela última vez no dia 14 de julho quando foi levado algemado por PMs da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, passou a morar, no começo de agosto, na casa da cunhada, Maria Eunice Dias Lacerda. 

Lá, Elisabeth Gomes da Silva divide com os seis filhos um quartinho de cerca de 3 m², antes usado como cozinha, anexo à casa de dois quartos, sala e banheiro que abriga ainda outros dez parentes.

CÂMERAS NÃO FUNCIONARAM

  • Alessandro Buzas/Futura Press

    A ONG Rio de Paz colocou manequins na praia de Copacabana, na zona sul, em protesto contra o desaparecimento de Amarildo

  • As câmeras da UPP da Rocinha pararam de funcionar no mesmo dia em que Amarildo foi levado para lá por policiais "para averiguação". O relatório da empresa Emive mostra que, das 80 câmeras instaladas na favela, apenas as 2 da sede da UPP apresentaram problemas. MAIS

Entre filhos, sobrinhos, netos e agregados, numa escala de idade que vai dos seis aos 60, ao todo 17 pessoas vivem no local. “Acha que é fácil fazer comida para 17 pessoas? Vai um botijão de gás a cada 13 dias!”, diz Bete, como é chamada pelos amigos.

Nas noites de chuva, todos se amontoam na sala para dormir, por conta das goteiras e dos ratos que passam por cima do cômodo sem forro, que dá para o quintal fechado por tapumes improvisados, onde patos, gansos e uma tartaruga fazem as vezes de bichinhos de estimação. 

Quase sem espaço, os poucos pertences – torradeira, som, televisão e um que outro eletrônico -, ficam empilhados junto às roupas. Apesar de morar no anexo, o banheiro é compartilhado com todos e uma das coisas que Bete mais sente falta da casa antiga. “Aqui não tenho nem banheiro. Se der vontade no meio da noite, tem sair , pegar frio, chuva, e ir lá na casa”, diz.

A comida vem de doações de moradores e pessoas de fora da comunidade  – “Um dia um vizinho dá um litro de óleo, outro dia outro vizinho dá um saco de arroz” -, e do ordenado da cunhada, que trabalha como diarista, e da sobrinha Michele, professora de teatro, as únicas com emprego fixo na casa.

“Quando meu marido era vivo, ele ganhava pouco, mas tinha carteira assinada e se esforçava. Um mês dava um chinelo para um filho, outro mês para o outro e assim ia”, diz, ao comentar as dificuldades que a família tem passado. Por conta da repercussão do caso e do tempo perdido entre buscas por Amarildo e depoimentos, os filhos e sobrinhos têm tido dificuldade para conseguir trabalho.

A família também se reveza para acompanhar Bete, que não vai à rua sozinha nem para levar os filhos ao colégio. “Outro dia passou um policial da UPP de carro e começou a me xingar de vagabunda, safada, abusada. Se mataram o Amarildo, por que não matar a mulher dele?”, questiona. "Estou com medo até de sair para comprar o pão.”

Desde o dia em que o pedreiro sumiu, ela e os parentes perguntam pelos corredores da favela “onde está Amarildo”, em um grito que extrapolou as proporções da comunidade e do Rio: ganhou as páginas dos jornais internacionais e as mesas de bar e passou a ser palavra de ordem nas manifestações que têm ocorrido toda semana. Para ela, a repercussão não agradou as forças policiais, acostumadas ao silêncio dos moradores. 

“O destino do meu marido é que ele está morto, e foi morto pela polícia”, afirma. Segundo ela, tudo que a família quer é um fim para a história. Ela conta que não sabe o que dizer à filha de seis anos, que pergunta pelo pai todos os dias. “Se acharem um ossinho dele que for, a gente quer, para ter a honra de fazer um sepultamento direitinho”, diz a cunhada Maria Eunice.

  • Arte UOL

Na última quinta-feira (22), a família e um grupo de manifestantes fecharam mais uma vez a autoestrada Lagoa-Barra, uma das principais vias de acesso à Barra de Tijuca, na zona oeste do Rio, em passeata até a casa do governador Sérgio Cabral (PMDB) e do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, perguntando “onde está Amarildo”.

 “Virou uma epidemia”, diz Bete, ao citar os locais aonde a busca pelo marido chegou. “Outro dia, minha sobrinha me mostrou no computador que tem gente até na Rússia perguntando pelo Amarildo.”

Reconstituição informal

Investigadores da DH (Divisão de Homicídios), que conduzem o inquérito do suposto assassinato de Amarildo, realizaram na última quarta-feira (21) uma reconstituição informal dos últimos passos do pedreiro até seu sumiço.

A mulher da vítima participou da reprodução simulada. O objetivo foi dissipar todas as dúvidas do trajeto de Amarildo de sua casa, na rua 2, até a sede da UPP da Rocinha, na localidade conhecida como Portão Vermelho.

Bete indicou aos agentes o caminho exato que Amarildo, acompanhado dos PMs, fez a pé entre sua casa e o Centro de Comando e Controle, na parte alta da rua 2. É neste posto que são monitoradas as imagens das 80 câmeras de segurança da Rocinha.

Se o pedreiro e os PMs tivessem subido direto pela rua 2, eles teriam sido filmados por outras câmeras. No entanto, Bete mostrou aos policiais os becos utilizados pelo grupo para chegar ao centro de monitoramento. Foi ali que Amarildo foi colocado dentro da viatura da PM que o levou à sede da UPP. Esta é a última imagem de Amarildo vivo. Inicialmente, Bete também aparece à esquerda do vídeo. Ao avistar Amarildo, a mulher corre em direção à viatura, que deixa o local.

"PIOR DIA DA VIDA"

Segundo a sobrinha de Amarildo, Michele Lacerda, a família teve o "pior dia da vida" na noite desta terça-feira (30), com a notícia de que o corpo encontrado por policiais militares em um valão na comunidade não era de Amarildo, mas, sim, de uma mulher

Todo o procedimento foi filmado e fotografado pelos próprios policiais. O delegado Rivaldo Barbosa e o promotor Homero Freitas, responsáveis pelo inquérito, não estavam presentes. A reconstituição informal foi sigilosa para não chamar a atenção de moradores da favela e da imprensa. A Polícia Civil não se manifestou sobre o caso.

A DH espera realizar a reprodução simulada oficial na semana que vem. Antes, os policiais querem ouvir novamente o depoimento de Bete, marcado para esta segunda-feira (26). No dia seguinte, ela vai comparecer ao Ministério Público, para depor no inquérito policial militar (IPM) aberto pela Corregedoria da PM para investigar o suposto sequestro de Amarildo.