Topo

Paralisação de rodoviários deixa 240 mil sem ônibus em Belo Horizonte

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

25/09/2013 08h54

Uma paralisação promovida por motoristas e cobradores desde as 6h desta quarta-feira (25) deixou 242 mil pessoas sem ônibus em três estações de Belo Horizonte.

Segundo a assessoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte, as estações Barreiro e Diamante (região oeste) e a estação Venda Nova (norte) estão totalmente inoperantes.

A manifestação, programada inicialmente para durar somente na parte da manhã, seria, conforme o sindicato, um meio de pressionar os vereadores da cidade a votarem projeto de lei que contempla a volta do cobrador nos ônibus que circulam no horário noturno.

Atualmente, segundo a entidade, o motorista faz a cobrança dentro dos veículos. Uma audiência esta agendada para as 9h30 na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte para discutir o assunto.

Segundo a BHTrans, empresa que gerencia o tráfego na cidade, 72 mil usuários passam diariamente pela estação Venda Nova. Já na estação Diamante, o fluxo gira em torno de 65 mil pessoas. A estação Barreiro recebe o maior contingente, calculado em 105 mil passageiros.

A empresa afirmou que não há esquema especial para atendimento emergencial nesses locais. A Polícia Militar acompanha a manifestação e, até o momento, não registrou nenhuma ocorrência nos locais.

Segunda paralisação

Esta é a segunda paralisação realizada pelo sindicato em menos de um mês na cidade.

No dia 30 de agosto, as estações Diamante e Barreiro foram alvo de manifestação promovida pelos motoristas e cobradores que durou boa parte do dia e fez com que os ônibus não saíssem dos locais.

Na ocasião, além do pedido da volta dos cobradores no período noturno, a categoria exigia melhoria na condição de trabalho, participação no lucro das empresas e o fim das multas administrativas que seriam aplicadas aos trabalhadores.

O movimento fez parte do Dia Nacional de Paralisação promovido por centrais sindicais do país.