Topo

Tumulto em cadeia no Maranhão deixa 13 presos mortos e 30 feridos

Do UOL, em Maceió

09/10/2013 22h49Atualizada em 10/10/2013 10h12

Pelo menos 13 detentos morreram e 30 ficaram feridos durante uma briga entre duas facções dentro da Cadet (Casa de Detenção) de Pedrinhas, em São Luís (MA), na noite desta quarta-feira (9). O tumulto já foi controlado.

Ao todo, já são 18 mortes registradas só neste mês no complexo, que conta com aproximadamente 600 presos. Na semana passada, cinco presos morreram em circunstâncias semelhantes dentro do Cadet.

Segundo a Sejap (Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão), agentes da Cadet teriam descoberto um túnel no pavilhão 2 da unidade que seria usado para fuga de presos, o que iniciou a revolta de parte dos detentos.

Ainda segundo o órgão, o conflito começou após a saída dos detentos do pavilhão para a realização de uma inspeção, momento no qual se iniciou a briga entre facções criminosas.

Agentes penitenciários se envolveram na confusão, mas não há relatos de funcionários feridos. A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada e controlou o tumulto. Familiares dos presos estão no local, onde aguardam por notícias.

A Secom (Secretaria de Estado da Comunicação) informou que a confusão começou em consequência da guerra de facções dentro do presídio e do desmonte de um grupo conhecido como "Bonde dos 40" (um dos maiores do Estado) --esta semana, a polícia prendeu 16 integrantes na capital.

Cidade tem série de ataques a ônibus; casos podem ter relação

Uma série de ataques a ônibus foram registrados nesta noite em São Luís, segundo o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança). A polícia não confirma o número de veículos atacados, nem se os ataques têm ligação com a rebelião de hoje na Cadet.

Pelas redes sociais, os internautas relataram ataques. "Ônibus incendiado no Monte Castelo e S. Cristóvão", disse Joel Jacintho. "Outro ônibus está sendo queimado neste momento no bairro do Maracanã na BR-135 em São Luís", informou Diego Emir. "Ônibus coletivos incendiados nos bairros da Cohab, Turu, Monte Castelo com agressões a passageiros", complementou Jonh Cutrim.