Topo

Protesto convocado por globais deve reunir manifestantes de mais de 50 grupos no RJ

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

31/10/2013 06h00

Convocado por atores globais como Wagner Moura, Camila Pitanga, Mariana Ximenes, Leandra Leal e Marcos Palmeira em vídeo publicado no YouTube, na última sexta-feira (25), o ato “Grito da Liberdade”, marcado para as 15h desta quinta-feira (31), deve reunir integrantes de mais de 50 grupos, coletivos, entidades e movimentos sociais na frente do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), no centro da capital fluminense.

Até a noite desta quarta-feira (30), o evento da manifestação no Facebook havia registrado mais de cinco mil confirmações de presença. O manifesto do Grito da Liberdade, assinado por 54 grupos, informa que o ato “é contra a aplicação das leis de Segurança Nacional e de Crime Organizado contra manifestantes, pela libertação imediata dos presos políticos e pelo direito amplo e irrestrito de livre manifestação”.

Qual deve ser o principal tema dos próximos protestos no Brasil?

O movimento listou dez pautas comuns aos grupos que confirmaram presença no ato desta quinta: fim das prisões políticas; anistia aos processados e aos presos políticos; garantia do direito à livre manifestação; fim da violência policial; desmilitarização da PM; fim da "pacificação" armada; investigação dos crimes cometidos pelas polícias Militar e Civil através de corregedorias independentes dos governos dos quais elas fazem parte; democratização dos meios de comunicação; Marco Civil da Internet; e abertura de diálogo entre Estado e sociedade civil.

Também são contempladas pelo “Grito” reivindicações por melhorias na educação, saúde e transporte públicos, por reformas políticas, contra remoções e gastos abusivos com a Copa do Mundo de 2014 e com as Olimpíadas de 2016, entre outras.

Segundo os organizadores do ato, os manifestantes deverão sair do Fórum, caminhar até a igreja da Candelária, passar na Cinelândia, onde fica a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e terminar o protesto na Lapa. Os participantes foram convidados a levar mordaças para a manifestação, que prevê a realização de intervenções artísticas.